Incentivar à bioenergia através da doação de óleo de cozinha usado. Essa é a proposta da ação solidária e de integração lançada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na manhã desta terça-feira, 11, durante a Festa dos Bixos, que contou com apresentações e pinturas, no Centro de Convivência, após a recepção aos calouros realizada pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, no Auditório Central. A atividade se repete hoje no turno da noite.
O objetivo é eliminar os trotes para dar lugar a uma ação social ambientalmente responsável, de incentivo à pesquisa, à produção de biodiesel e à preservação ambiental. O óleo coletado será transformado em biodiesel por meio de uma parceria com a usina de Bioenergia da Afubra, gerando benefícios ao meio ambiente, preservando os recursos hídricos e a atmosfera, uma vez que o biodiesel é um combustível renovável.
O pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, lembrou que essa é a segunda edição da iniciativa, sendo que na primeira foram arrecadados livros. “Com a coleta de óleo de cozinha usado estará sendo trabalhada também a questão ambiental. Além disso, busca-se despertar nos estudantes a humanização, abolindo a cultura de agressões de toda a natureza. Alguns cursos já vinham realizando o trote solidário, mas com uma ação institucional é possível obter um alcance maior”, salientou.
Publicidade
A coleta vai beneficiar dez entidades com retorno financeiro: Apae, Copame, Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efasc), Escola de Educação Básica Educar-se, EEEF Sagrada Família, EMEF Dona Leopoldina, EMEF Luiz Schroeder, EMEF Willy Carlos Froehlich e EMEF Harmonia.
De início, foram convidados representantes dos cursos para a formação de equipes mistas, compostas por novos estudantes e veteranos. “Achei legal esse tipo de iniciativa, pois beneficia a comunidade e o meio ambiente, sem falar no fim da violência que ocorria por um tipo de trote que não levava a lugar nenhum”, resumiu o calouro do curso de Engenharia Mecânica, Alisson Jank, 18 anos.
Publicidade
A ação solidária se estende até 18 de agosto. O óleo de cozinha usado deve ser entregue diretamente nas entidades, sendo que a comunidade também pode participar. Cada equipe vencedora, tanto por quantidade absoluta quanto por média de doações, receberá de premiação dois tablets 7 para serem sorteados entre os novos estudantes e veteranos.
No dia 19 de agosto uma comissão da Universidade fará a avaliação. A divulgação dos resultados com a respectiva premiação está prevista para o dia 21 de agosto, pelo site da universidade.
Publicidade
This website uses cookies.