Num esforço conjunto de proporcionar saúde e bem-estar a população idosa e celebrar o Mês e o Dia do Idoso, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) promovem a Semana do Idoso. A programação iniciou na última segunda-feira, 28 de setembro e se encerra na próxima quinta-feira, 1º de outubro.
No dia 28, foi realizada a abertura oficial, que contou com a apresentação do coral Maturidade Ativa, do Sesc, e do grupo teatral Zip Zap, da Unimed VTRP. As apresentações ocorreram no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc, a partir das 14h30 e contaram com uma plateia de cerca de 240 idosos.
Já nesta terça, 29, as atividades ocorreram no Ginásio da Unisc. Após um aquecimento para lá de animado, os senhores e senhoras integrantes das iniciativas, Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida (Unisc), Maturidade Ativa (Sesc) ou Espaço Vida (Unimed VTRP), participaram de um Circuitão de Atividades Físicas e Recreativas, composto por 10 estações, com tempo total de participação de cerca de 1h30.
Publicidade
Conforme a coordenadora do Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, do Programa Terceira Idade da Unisc, Ursula Müller, essa iniciativa reflete a força das parcerias. “As parcerias são a melhor forma de oportunizar a valorização dos trabalhos feitos com os grupos de terceira idade. Dessa forma nós conseguimos integrar e agregar, fazendo com que o evento cresça. Ano passado a abertura contou com 50 pessoas, esse ano foram 240”, relata.
Ainda segundo ela, a programação foi pensada para diversificar as atividades oferecidas. “Nós tivemos música e teatro, hoje temos o Cicuitão, amanhã uma caminhada e quinta uma palestra sobre qualidade de vida. Nosso objetivo é que eles possam cada vez mais ter experiências com qualidade de vida, aproveitando a alegria de viver”, explica.
Romilda da Silva, de 79 anos, participa pela primeira vez da Semana do Idoso. “É a minha primeira vez nessa atividade que reúne vários grupos, mas eu participo de dois projetos, aqui na Unisc e outro no Sesi. É muito legal estar participando com outros grupos”, revela. Entre as ações dos dois projetos que integra, Romilda tem atividades quatro vezes por semana e isso mudou a vida dela. “Eu adoro fazer parte disso. Eu tinha dores nas pernas e nos braços, problemas de saúde, e hoje estou muito melhor, graças a essas iniciativas”, comemora.
Publicidade