A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Emater/RS promovem a 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas de 22 a 25 de novembro. As atividades ocorrerão no auditório central da Unisc.
As inscrições para apresentação de trabalhos, oficineiros e terapeutas foram prorrogadas até o dia 24 de outubro. Além disso, estão abertas as inscrições para ouvintes. Estas podem ser realizadas até o dia 22 de novembro, no valor de R$ 30,00. Os interessados devem acessar o site da Unisc, neste link.
LEIA TAMBÉM: Mestranda da Unisc propõe aplicativo para autocuidado de diabéticos
Publicidade
A Reunião Técnica e o Congresso Sul-Brasileiro têm como tema Ciência, saberes e inovação em plantas bioativas e contemplará quatro eixos: produção e comercialização de plantas bioativas – desafios e oportunidades; pesquisa, tecnologia e inovação em plantas bioativas; acesso e fomento às políticas públicas de plantas medicinais e fitoterápicos; plantas bioativas, sustentabilidade e biodiversidade.
O extensionista rural José Claudio Secchi Motta, da Emater/RS-Ascar, destaca a importância de proporcionar um espaço para a discussão sobre as plantas bioativas. “A ideia é que possamos, dentro de um espaço científico/universitário, explicitar que as plantas medicinais não se restringem mais às questões tradicionais e culturais. Elas já estão muito além disso. A Reunião Técnica e o Congresso vêm consolidar cientificamente o uso das plantas, seja para o uso humano como na produção agropecuária. Ao proporcionar às pessoas essas informações, elas terão mais segurança e qualidade no uso das plantas, com respaldo científico e com custos, na maioria das vezes, muito mais baratos que o uso de medicamentos alopáticos de eficiência similar.”
LEIA TAMBÉM: Unisc é contemplada em programas e vai oferecer 102 bolsas de licenciatura
Publicidade
A programação do evento é variada. Haverá palestras técnicas com apresentação de dados científicos, relatos de experiências, debates, oficinas e espaços voltados ao bem-estar dos participantes. Segundo Motta, a ideia é que a diversidade na programação possa refletir a própria diversidade nos usos e aplicações das plantas nas nossas vidas.
“Os princípios ativos das plantas têm atuação no nosso físico, no mental e até no nosso espiritual. A ideia é que toda essa diversidade possa, de alguma forma, estar presente nos diferentes espaços durante o evento”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Levantamento coloca Unisc entre as melhores universidades da América Latina
Publicidade
Outro destaque da programação é a palestra “Cadeia produtiva da Cannabis: da semente ao paciente”, com João Gabriel Gouvêa da Silva. Um tema que envolve curiosidade e provoca debates na sociedade. O extensionista rural frisa que a escolha do assunto é relevante porque “a Cannabis ainda está envolta em muito preconceito no seu uso medicinal, apesar de incontáveis resultados positivos a partir de seu uso em casos que as drogas tradicionais não conseguiram dar resposta eficiente”.
Segundo ele, são muitos os países que, a partir de suas casas legislativas, autorizaram a produção, a pesquisa e o uso medicinal da planta. “Para isso se exclui o THC (tetrahidrocanabiol), que é o princípio alucinógeno. As possibilidades de uso para cura de doenças não atendidas pelas drogas tradicionais são enormes, e a cada dia novos casos surgem com sucesso”, afirma Motta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.