ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Unisc sedia primeira edição do Empreendedorismo 360°

Painelistas falaram a respeito da adoção de novas práticas no cotidiano empresarial | Foto: Iuri Fardin

O anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi palco do Empreendedorismo 360º ao longo de todo o dia nessa terça-feira, 25. Com o tema Inovar para transformar o evento, realizado em parceria entre o Sebrae e o Sicredi, realizou palestras e painéis com profissionais ligados à economia, empreendedorismo, inovação e liderança.

“Selecionamos os melhores para estar aqui hoje. Foi um trabalho de muitos meses, com reuniões semanais para que tivéssemos esse encontro”, diz Clóvis Glesse, gerente regional do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo. Os convidados foram Pedro Englert, da StartSe, principal escola voltada para a nova economia, e o diretor de Educação Corporativa da Great Place to Work Brasil, Cauê Oliveira. Além deles, participaram Jaqueline Weigel, especialista em previsão estratégica, e Thomas Eckschmidt, cofundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Parque de Inovação e Tecnologia deve começar a receber empresas em outubro

Publicidade

O evento teve ainda dois painéis de empreendedorismo social. O primeiro com Marco Rocha, diretor de projetos sociais do Sicredi Vale do Rio Pardo. Depois falou Fabrício Lopes Rodrigues, que mantém um a marcenaria dentro do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. “O nosso objetivo era mesmo desmitificar toda essa construção que se fez em torno da palavra inovação”, afirmou Rocha. “Parece que é algo distante e tecnológico, mas às vezes é muito mais próximo, como pensar formas diferentes de se relacionar com as pessoas e empreender”, completa.

Na sequência, abordou as Cooperativas Escolares do Sicredi. O projeto é realizado em diversos estabelecimentos da região e funciona como um laboratório de ensino do cooperativismo. “Os estudantes, no ambiente escolar e acompanhados de um orientador, constituem a sua cooperativa, aprendem valores, se modificam enquanto lideranças que enxergam os problemas das suas comunidades e buscam tentar resolvê-los a partir de soluções muito simples”, explica Rocha. Os dados da instituição mostram que já existem 17 Cooperativas Escolares fundadas ou em processo em oito municípios da região, com mais de 700 alunos associados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretária de Inovação e Tecnologia do RS exalta planejamento e infraestrutura de Santa Cruz

Publicidade

Para mostrar o funcionamento na prática, a professora Milena Tatsch foi chamada para contar sua experiência enquanto orientadora da cooperativa Plantando Ideias, da Escola Sagrada Família, em Linha Pinheiral. Entre as ações desenvolvidas por ela em sala de aula estão jogos, rodas de conversa, debates e ações sociais, todos pautados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Falou também a estudante Bruna Fischer, de 16 anos. Egressa da cooperativa escolar Brotando da Terra, da Escola Guararapes, localizada em Linha Almeida, interior de Sinimbu. A partir dos conhecimentos obtidos no projeto ela conseguiu uma vaga de jovem aprendiz na área de projetos sociais do Sicredi. Bruna destaca que a iniciativa foi fundamental para que ela aprendesse mais sobre o mercado de trabalho e o funcionamento das empresas, temas que sempre despertaram muitas dúvidas ao longo de sua vida.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Puxado por fintechs, investimento em startups triplica no País em 2021

Publicidade

Ação de empreendedorismo no Presídio

O último a falar no evento foi Fabrício Lopes Rodrigues. Proprietário de uma empresa de marcenaria e móveis, ele decidiu realizar um empreendimento social junto ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Além das técnicas de criação de móveis e outros objetos em madeira, os detentos aprendem outras habilidades, como liderança e gestão de pessoas. “No Brasil são mais de 880 mil pessoas nos presídios. Enquanto sociedade nós precisamos chegar até eles e fazer alguma coisa”, afirma. Ele perguntou ainda quantos donos de empresa havia na plateia e pediu a eles que deem oportunidades para ex-detentos quando for possível.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta