Santa Cruz do Sul

Unisc sedia nesta sexta o evento Libras em Primeiro

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sedia nesta sexta-feira, 25, o evento Libras em Primeiro – Educação Bilíngue, Currículo e Alfabetização de Surdos. Trata-se de uma atividade que vai abordar a educação bilíngue de crianças surdas, com ênfase na importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira linguagem de alfabetização delas. A realização é do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e integra as atividades do projeto Libras em Primeiro, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc destaca a pesquisa na educação básica

Segundo a professora e pesquisadora Maria Mertzani, do PPGL da Unisc e uma das organizadoras, o programa começou a desenvolver materiais didáticos específicos para crianças surdas em 2022. “Temos uma grande carência desses materiais para as crianças que estão chegando em uma escola regular, especial ou bilíngue. Não temos livros específicos para o professor que vai ensinar Libras”, observa. Além do lançamento dessas publicações, o evento debaterá como elas podem ser usadas em sala de aula. “É uma situação que está na nossa sociedade e não se fala tanto como deveria. Acredito que projetos como esse vêm, com certeza, para agregar”, afirma.

Publicidade

Estarão presentes, além de pesquisadores de diferentes instituições, Gabriela Nogueira Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), e Marisa Lima, coordenadora-geral bilíngue na Educação Básica e Superior da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, que faz parte da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

A recepção e o credenciamento iniciaram às 8h30. Ao longo do dia, haverá apresentações e debates relacionados ao tema. O encerramento está previsto para as 18 horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.