A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou na noite dessa segunda-feira, 25, um evento de boas-vindas aos primeiros bolsistas do programa criado para atrair pessoas ao magistério. Trata-se do Professor do Amanhã, política pública do governo do Estado que proporciona a formação de docentes em cursos de licenciatura.
Contemplada pelo projeto, a Unisc ofereceu cem vagas para os interessados em cursar Ciências Biológicas (4), Geografia (15), História (24), Letras/Português (33) e Matemática (24). Desde o início do processo, a instituição já recebeu mais de 60 matrículas. Junto com a bolsa integral, há uma ajuda de R$ 800,00 – paga pelo Estado – aos bolsistas.
LEIA MAIS: Nova lei estadual concede bolsa para formar professores
Publicidade
Além de estudar em uma das áreas, os alunos precisam cumprir uma série de requisitos. Entre eles, realizar a prática de ensino de, no mínimo, 300 horas em uma instituição da rede estadual. Após concluir a licenciatura eles serão inscritos, automaticamente, no Cadastro de Contratação Temporária e devem indicar a Coordenadoria Regional de Educação onde pretendem atuar. Com isso, exercerão ao menos 1.920 horas de atividades docentes.
Durante a recepção aos bolsistas, o coordenador do Professor do Amanhã na Unisc, José Antonio Moraes do Nascimento, frisou que os estudantes que integram o programa sairão da universidade com emprego – ainda que temporário – garantido. “Após terminar o curso, vocês terão que trabalhar durante dois anos remunerados para o governo do Estado”, disse.
LEIA TAMBÉM: Sustentabilidade é a palavra-chave na Mostra Científica Verde é Vida
Publicidade
A vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, enfatizou a falta de professores nas disciplinas que envolvem os cinco cursos ofertados no programa, que, segundo ela, serve como estímulo para que mais pessoas ingressem na licenciatura para se tornarem educadores. Destacou ainda que o Professor do Amanhã é uma ação pioneira, que visa identificar as fragilidades e as demandas educacionais da região, principalmente em termos de docentes.
O titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, saudou os futuros colegas de profissão. Afirmou que, além do estudo, é necessário muita dedicação, compreensão, persistência e comprometimento para se tornar professor.
Após a apresentação, os bolsistas foram acompanhados pelos coordenadores dos cursos de licenciatura em uma visita ao campus. Conforme a vice-reitora, ainda é possível participar do processo seletivo. Quem tem interesse pode entrar em contato com universidade e verificar os prazos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Curso de Medicina da Unisc completa 18 anos
Futuro docente de história
Periklison Roberto Evangelista Peixoto, 24 anos, sempre sonhou em se tornar professor de História. No entanto, o inspetor de escolas em Sinimbu achava que seria inviável alcançar sua aspiração. Agora, com o programa, ele finalmente passa a cursar a licenciatura para futuramente atuar em uma sala de aula.
Para o bolsista, o Professor do Amanhã é uma grande oportunidade para incentivar as pessoas à carreira educacional, além de garantir que aumente o número de professores na rede estadual. “Não pode faltar docentes. É por isso que eu considero o programa uma grande oportunidade.”
Publicidade
Saiba mais
A lei que cria o programa Professor do Amanhã foi sancionada em outubro de 2023. Conforme o governo do Estado, ele receberá R$ 57,6 milhões em investimentos até 2026. Em um primeiro momento, foram ofertadas mil vagas – dentre elas, as cem disponibilizadas pela Unisc.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade