Depois de anos com a necessidade de ajustes financeiros e estruturais, com busca de novas fontes de recursos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terminará 2024 com estabilidade e projeção de crescimento de 5% para o próximo ano. A informação foi dada pelo reitor Rafael Henn, em entrevista coletiva na tarde de sábado, quando foi realizado o maior vestibular desde 2015.
A instituição de ensino comemorou a inscrição de cerca de 3 mil vestibulandos. A projeção para o próximo ano é considerada modesta, mas classificada como excelente, tendo em vista a forma como o setor foi atingido pelas mudanças implantadas pelo governo federal desde 2015. Naquela época, por exemplo, mais de 50% dos alunos faziam uso de mecanismos de financiamento público, como o Fies. Atualmente são cerca de 5%, disse o reitor.
LEIA TAMBÉM: Colégio Marista São Luís dá destaque para a arte negra
Publicidade
Outro motivo que leva a crer em um bom momento é a expectativa de maior efetividade das matrículas, mesmo tendo sido percebida uma pequena redução no número de representantes de diferentes municípios e estados. Foram participantes de 136 locais e 12 unidades da federação. Dos cerca de 3 mil inscritos, 418 não compareceram no campus sede e 122 nos demais, representando uma abstenção que se aproximou de 30%. Entre os que disputam as vagas do curso de Medicina, o mais procurado pelos estudantes, as ausências somaram 9%.
Tendo assumido pela primeira vez o comando geral do vestibular, a pró-reitora acadêmica, Chana de Medeiros da Silva, destaca que estão programados dois processos complementares para os cursos que não tiveram suas vagas preenchidas nessa primeira etapa. Um será no dia 5 de dezembro, com inscrições abertas na quinta-feira, 28. O aluno poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazer a prova presencial, com a redação manuscrita ou digitada nos laboratórios da Unisc.
O outro será no dia 10 de dezembro. Essa etapa ganhou o nome Mar Aberto, porque pode ser feita totalmente online. O estudante inscreve-se e faz, a distância, a redação, que é corrigida e já tem aberta a disponibilidade de vaga. Mesmo os que participaram das outras fases podem disputar nas provas complementares.
Publicidade
O reitor Rafael Henn reforça que há muito receio dos vestibulandos e suas famílias sobre como será após o ingresso na universidade, sobretudo quanto ao pagamento das mensalidades. “Venham conversar com nossas equipes sobre as possibilidades que temos para que possam estudar na Unisc”, convidou. Citou como exemplo o Crédito Unisc, mecanismo de financiamento com o qual o aluno paga metade do custo enquanto está no curso e o restante, sem juros e no mesmo tempo que levou para se formar, após o término.
LEIA TAMBÉM: Estímulo para desenvolver produtos em comunicação
Pró-reitor administrativo, Heron Begnis explica que muitos alunos têm adotado o financiamento da universidade. Atualmente, são cerca de mil contratualizados. Salienta o trabalho que vem sendo feito pela Unisc para evitar a evasão escolar em dois momentos da educação básica: 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio.
Publicidade
Um dos cuidados que os vestibulandos costumam ter é com o bom desempenho na redação, que costuma ser determinante para a aprovação. A escolha dos temas é sempre um mistério revelado somente quando abrem a prova. A equipe da Unisc preparou três assuntos para quem disputou as vagas de Medicina: Publicidade médica, Expectativa de vida e saúde e Ansiedade climática. Para quem fez para os outros cursos no campus de Santa Cruz, os temas foram: Nostalgia e consumismo e Trabalho escravo contemporâneo. Aqueles que prestaram prova nos demais campi da universidade puderam escolher entre Etarismo e Influenciadores digitais.
Alunos do 3o ano da Escola Biagio Soares Tarantino, de Rio Pardo, os colegas Gabriel Santos Varreira e Sharon Linhares, ambos com 18 anos, prestaram a prova e saíram da sala com expectativa positiva sobre os seus desempenhos. Ele escolheu o curso Produção e Mídia Audiovisual, com influência do irmão, que já atua na a´rea, e por se identificar com a comunicação. Na redação optou pelo tema Nostalgia e consumismo.
LEIA TAMBÉM: Fórum Democrático da Classe Trabalhadora vai debater a jornada de trabalho 6×1
Publicidade
Sharon disputa uma vaga no oitavo curso mais procurado pelos inscritos no vestibular 2024 da Unisc: Enfermagem. A ideia de poder ajudar pessoas com problemas de saúde sensibilizou-a e justificou a escolha. A opção para a redação foi Trabalho escravo contemporâneo. Considerando tranquila a realização da prova, eles disseram que tiveram como incentivo a instituição de uma matéria como suporte, durante o período letivo na escola onde estudam.
A Unisc, destaca o reitor Rafael Henn, exerceu sua função comunitária de forma ampliada neste ano, diante das consequências da catástrofe ambiental que aconteceu no Rio Grande do Sul. Além disso, tem aproximação com a comunidade e a percepção de necessidades, sobretudo do mercado de trabalho, que pode incentivar a empregabilidade dos universitários.
Esse é o caso do curso de Ciências da Computação. Ele observa que há falta de mão de obra, mas costumava sobrar vagas. A instituição de ensino fez uma campanha com empresas do setor, de maneira a evidenciar o potencial do mercado, que pode estar até dentro da universidade, com as empresas incubadas.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
This website uses cookies.