Educação

Unisc projeta crescimento na quantidade de alunos em 2025

Depois de anos com a necessidade de ajustes financeiros e estruturais, com busca de novas fontes de recursos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terminará 2024 com estabilidade e projeção de crescimento de 5% para o próximo ano. A informação foi dada pelo reitor Rafael Henn, em entrevista coletiva na tarde de sábado, quando foi realizado o maior vestibular desde 2015.

A instituição de ensino comemorou a inscrição de cerca de 3 mil vestibulandos. A projeção para o próximo ano é considerada modesta, mas classificada como excelente, tendo em vista a forma como o setor foi atingido pelas mudanças implantadas pelo governo federal desde 2015. Naquela época, por exemplo, mais de 50% dos alunos faziam uso de mecanismos de financiamento público, como o Fies. Atualmente são cerca de 5%, disse o reitor.

LEIA TAMBÉM: Colégio Marista São Luís dá destaque para a arte negra

Publicidade

Outro motivo que leva a crer em um bom momento é a expectativa de maior efetividade das matrículas, mesmo tendo sido percebida uma pequena redução no número de representantes de diferentes municípios e estados. Foram participantes de 136 locais e 12 unidades da federação. Dos cerca de 3 mil inscritos, 418 não compareceram no campus sede e 122 nos demais, representando uma abstenção que se aproximou de 30%. Entre os que disputam as vagas do curso de Medicina, o mais procurado pelos estudantes, as ausências somaram 9%.

Tendo assumido pela primeira vez o comando geral do vestibular, a pró-reitora acadêmica, Chana de Medeiros da Silva, destaca que estão programados dois processos complementares para os cursos que não tiveram suas vagas preenchidas nessa primeira etapa. Um será no dia 5 de dezembro, com inscrições abertas na quinta-feira, 28. O aluno poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazer a prova presencial, com a redação manuscrita ou digitada nos laboratórios da Unisc.

O outro será no dia 10 de dezembro. Essa etapa ganhou o nome Mar Aberto, porque pode ser feita totalmente online. O estudante inscreve-se e faz, a distância, a redação, que é corrigida e já tem aberta a disponibilidade de vaga. Mesmo os que participaram das outras fases podem disputar nas provas complementares.

Publicidade

O reitor Rafael Henn reforça que há muito receio dos vestibulandos e suas famílias sobre como será após o ingresso na universidade, sobretudo quanto ao pagamento das mensalidades. “Venham conversar com nossas equipes sobre as possibilidades que temos para que possam estudar na Unisc”, convidou. Citou como exemplo o Crédito Unisc, mecanismo de financiamento com o qual o aluno paga metade do custo enquanto está no curso e o restante, sem juros e no mesmo tempo que levou para se formar, após o término.

LEIA TAMBÉM: Estímulo para desenvolver produtos em comunicação

Pró-reitor administrativo, Heron Begnis explica que muitos alunos têm adotado o financiamento da universidade. Atualmente, são cerca de mil contratualizados. Salienta o trabalho que vem sendo feito pela Unisc para evitar a evasão escolar em dois momentos da educação básica: 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio.

Publicidade

Saiba mais

  • Cerca de 3 mil inscritos no vestibular.
  • 30% foi a abstenção geral.
  • 9% foi a abstenção no curso de Medicina.
  • 200 profissionais da Unisc envolveram-se no processo
  • São 46 cursos presenciais e outros 15 EAD.
  • As matrículas podem ser realizadas entre os dias 26 e 30 de novembro.
  • Medicina terá um chamamento, dia 2 de dezembro, dos primeiros 200 colocados para inscrição presencial.
  • As correções das redações iniciaram-se às 16 horas de sábado, seguindo até as 23 horas; e no domingo até as 16 horas.
  • Cerca de 5 mil estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio foram impactados com ações como Conexões e Viva Unisc para incentivar a permanência nos estudos e a escolha de cursos para o Ensino Superior.
  • As inscrições em Medicina Veterinária superaram em 190% a expectativa da universidade. A Unisc credita esse crescimento ao desempenho do Hospital Veterinário e à metodologia do estudo, que inclui animais pequenos e de grande porte.
  • Os dez cursos mais procurados foram: Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Biomedicina, Ciências da Computação, Administração, Enfermagem, Educação Física e Arquitetura e Urbanismo.

Temas diversos para escrever a redação

Um dos cuidados que os vestibulandos costumam ter é com o bom desempenho na redação, que costuma ser determinante para a aprovação. A escolha dos temas é sempre um mistério revelado somente quando abrem a prova. A equipe da Unisc preparou três assuntos para quem disputou as vagas de Medicina: Publicidade médica, Expectativa de vida e saúde e Ansiedade climática. Para quem fez para os outros cursos no campus de Santa Cruz, os temas foram: Nostalgia e consumismo e Trabalho escravo contemporâneo. Aqueles que prestaram prova nos demais campi da universidade puderam escolher entre Etarismo e Influenciadores digitais.

Alunos do 3o ano da Escola Biagio Soares Tarantino, de Rio Pardo, os colegas Gabriel Santos Varreira e Sharon Linhares, ambos com 18 anos, prestaram a prova e saíram da sala com expectativa positiva sobre os seus desempenhos. Ele escolheu o curso Produção e Mídia Audiovisual, com influência do irmão, que já atua na a´rea, e por se identificar com a comunicação. Na redação optou pelo tema Nostalgia e consumismo.

LEIA TAMBÉM: Fórum Democrático da Classe Trabalhadora vai debater a jornada de trabalho 6×1

Publicidade

Sharon disputa uma vaga no oitavo curso mais procurado pelos inscritos no vestibular 2024 da Unisc: Enfermagem. A ideia de poder ajudar pessoas com problemas de saúde sensibilizou-a e justificou a escolha. A opção para a redação foi Trabalho escravo contemporâneo. Considerando tranquila a realização da prova, eles disseram que tiveram como incentivo a instituição de uma matéria como suporte, durante o período letivo na escola onde estudam.

A Unisc, destaca o reitor Rafael Henn, exerceu sua função comunitária de forma ampliada neste ano, diante das consequências da catástrofe ambiental que aconteceu no Rio Grande do Sul. Além disso, tem aproximação com a comunidade e a percepção de necessidades, sobretudo do mercado de trabalho, que pode incentivar a empregabilidade dos universitários.

Esse é o caso do curso de Ciências da Computação. Ele observa que há falta de mão de obra, mas costumava sobrar vagas. A instituição de ensino fez uma campanha com empresas do setor, de maneira a evidenciar o potencial do mercado, que pode estar até dentro da universidade, com as empresas incubadas.

Publicidade

Gabriel optou pela área da comunicação
Sharon quer atuar com enfermagem

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.