Nessa quarta-feira, 23, às 19h30, com entrada gratuita e aberta ao público, será exibido o documentário Filme sobre um Bom Fim, do diretor e roteirista Ivanir Migotto, o Boca Migotto, no Memorial da UNISC, numa realização do curso de Comunicação Social. Após a exibição do longa-metragem, acontecerá um debate com o diretor, mediada pelo professor do curso de Comunicação Social da Unisc, Josmar Reyes.
Documentário aborda a importância político-cultural do tradicional bairro de Porto Alegre Bairro tradicional de Porto Alegre, o Bom Fim foi o verdadeiro reduto de um movimento jovem espontâneo que ocorreu na capital gaúcha no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em meio a uma cena efervescente, circulavam artistas, lideranças estudantis, entre outros frequentadores que acabaram protagonizando ou mesmo apenas testemunhando a transformação sociocultural que de fato ganhou as ruas. Filme Sobre um Bom Fim, documentário de longa-metragem dirigido por Boca Migotto, busca capturar a essência deste período de ideias, ações e criação.
Aprovado no Fumproarte 2013, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e no Edital de Finalização de Longas-Metragens, do Pró-Cultura RS FAC, Filme Sobre um Bom Fim é estruturado com base em entrevistas a pessoas que viveram os anos dourados do Bom Fim, entre eles algumas figuras célebres nacionalmente, como os cineastas Jorge Furtado e Otto Guerra, os músicos Nei Lisboa e Wander Wildner, os atores Marcos Breda e Werner Schünemann, ou muito conhecidas regionalmente, como Antônio Calheiros, o Toninho do Escaler – este um dos bares mais famosos da época, e Eduardo Bueno, o Peninha, jornalista e escritor.
Publicidade
Produção da Epifania Filmes, futuramente distribuída pela paulista-carioca Boulevard Filmes, Filme Sobre um Bom Fim promove um resgate, utilizando, sobretudo, a memória afetiva de quem andava pelo Bom Fim, do pessoal que discutia política seriamente entre uma cerveja e outra; dos cineastas que por lá exibiram seus primeiros filmes, feitos com boa dose de camaradagem e improviso; dos artistas de teatro que experimentavam linguagens sem receio da vanguarda; dos músicos hoje consagrados, que relembram os primeiros shows para plateias pequenas, porém entusiasmadas; e dos frequentadores que viam o bairro como ponto de encontro obrigatório. No Bom Fim surgiu o rock gaúcho, o cinema urbano, houve experimentações na televisão e nas artes dramáticas, num tempo em que, coincidência ou não, cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, abrigavam movimentações e expressões semelhantes. Filme Sobre um Bom Fim revive os momentos áureos desse epicentro de uma transição que deu voz e vez a juventude de então, inflamada de conceitos e opiniões, com muita vontade de dizer a que veio.”
Boca Migotto, é sócio e diretor de cena da produtora Epifania Filmes. Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela Unisinos. Estudou cinema na Saint Martins College of Arts and Design, em Londres, fez Especialização em Cinema na Unisinos e é Mestre em Comunicação – Linha de Pesquisa: Processos Audiovisuais, também pela Unisinos. É professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, ministrando as disciplinas Imagem Eletrônica, Gêneros Televisivos I e II e Documentário, além de ser Coordenador Adjunto do mesmo Curso. Também é professor do Curso de Comunicação Digital da mesma instituição, onde ministra a disciplina de Produção Audiovisual.
Confira o trailer:
Publicidade
This website uses cookies.