A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), recebeu representantes da Universidad del Quindío – Colômbia (Uniquindio). Durante a recepção oficial, no dia 16 de fevereiro, na sala de reuniões da Reitoria, foi firmado o Acordo de Duplo Diploma entre a Universidade colombiana e a Unisc, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI). O documento foi assinado pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e pelo reitor da Uniquindio, José Fernando Echeverry Murillo.
A proposta para o convênio de dupla titulação ocorreu porque a Unisc já possui convênio com a Uniquindio, possibilitando a realização de intercâmbio de alunos e professores por meio dos programas de pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais, em Tecnologia Ambiental e em Educação. O interesse surgiu quando das visitas do professor Henry Pineda à Unisc, e das professoras Rejane Frozza, Rosana Schneider e Liane Kipper à Uniquindio, por intermédio do projeto de internacionalização intitulado Ambiente Virtual Corporativo e Interativo visando Aprendizagem Organizacional (AVICI), desenvolvido no PPGSPI, com o apoio da Fapergs.
“A nossa Universidade se sente muito honrada em consolidar esse acordo, pois se trata de um convênio benéfico para as duas instituições, com ações que irão intensificar ainda mais o caminho da internacionalização que está sendo construído”, salientou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.
Publicidade
Para o reitor da Uniquindio, José Fernando Echeverry Murillo, o referido acordo ocorre entre duas instituições que são comuns em vários aspectos. “É um convênio muito importante porque já passa a uma fase superior, por se tratar de estudantes de mestrado, sendo que essa mobilidade também poderá ocorrer no doutorado. Além do mais, os estudantes irão receber o título da Unisc e da Uniquindio e, com isso, ganharão maiores competências para o seu futuro, e às universidades será dada a possibilidade de manterem indicadores importantes quanto à mobilidade internacional”, revelou.
De acordo com o coordenador adjunto da PPGSPI, João Carlos Furtado, na prática, haverá o intercâmbio de dois mestrandos por ano, que poderão permanecer pelo período de até seis meses para a realização das atividades. “Espera-se que esse intercâmbio de pesquisadores fortaleça os grupos de pesquisa e a qualidade dos trabalhos realizados e, como consequência, os mestrandos obterão dupla diplomação, recebendo título de Mestre no Brasil e na Colômbia. Em paralelo ao conhecimento técnico que esse tipo de convênio proporciona, os mestrandos também terão a oportunidade de conhecer uma nação diferente, com outra língua e cultura e com desafios por vezes semelhantes aos nossos”, sublinhou.
Também estiveram presentes no ato o Decano Facultad de Ciencias Agroindustriales da Uniquindio, Henry Reyes Pineda; os pró-reitores de Administração, Dorivaldo Brittes, de Extensão, Angelo Hoff, e de Planejamento e de Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; os pró-reitores em exercício de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabiana Piccinin, e de Graduação, Rolf Fredi Molz; a coordenadora Pedagógica da Prograd, Teresinha Klafke; a coordenadora da AII, Cristiana Mueller; e a professora do PPGSPI, Liane Kipper Mählmann.
Publicidade
This website uses cookies.