Uma iniciativa conjunta busca arrecadar materiais escolares para auxiliar no recomeço de estudantes das redes municipais e estaduais, dos vales do Taquari e Rio Pardo e Região Centro-Serra, que foram atingidos pelas enchentes. A proposta envolve a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e o Ministério Público.
As doações serão recebidas nas instituições em Santa Cruz do Sul e em Lajeado, em pontos devidamente identificados. O Ministério Público será responsável pela distribuição dos materiais aos estudantes. Entre os itens que podem ser doados pela comunidade estão lápis, canetas, estojos, cadernos e mochilas. Podem ser materiais usados, desde que estejam em boas condições.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura abre cadastro do Loteamento Santa Maria II para moradores de áreas de enchente
Publicidade
Os materiais arrecadados serão entregues aos estudantes em kits contendo os principais itens necessários para as atividades escolares. Pessoas que desejarem contribuir com a campanha podem fazer a doação de alguns itens da lista ou de um kit completo.
Para a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, a campanha emerge em um momento muito delicado no Rio Grande do Sul, em que mais que nunca a educação precisa ser retomada para todos os gaúchos. “Desastres como esses precisam ser compreendidos pela população e, por meio da educação, precisamos nos preparar para evitar que ocorram novamente. A Educação Básica requer toda a atenção da sociedade e nesse sentido a campanha teve o engajamento da Unisc. Esperamos que todos se sintam aclamados a fazer sua parte nesta retomada.”
LEIA TAMBÉM: Projeto de Macrodrenagem no Bairro Várzea vai contar com investimento de R$ 160 milhões
Publicidade
Já a promotora de justiça da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santa Cruz do Sul, Vanessa Saldanha de Vargas, ressalta que na medida em que as escolas estão conseguindo voltar, muitas estão se deparando com a questão da falta de material escolar dos alunos. “Então, até pensando numa forma, talvez, mais ágil para que eles voltem a ter acesso aos materiais é que lançamos esta campanha. Num levantamento prévio, são mais de 9 mil alunos precisando, principalmente no Vale do Taquari. É uma demanda urgente e necessária, até para que os alunos possam voltar à normalidade o quanto antes”, completa
Itens do kit
- 1 mochila;
- 3 cadernos – 10 matérias (200mm x 275mm);
- 3 cadernos brochura;
- estojo;
- lápis;
- borracha;
- cola;
- apontador;
- canetas azul, preta e vermelha;
- lápis de cor;
- régua.
LEIA TAMBÉM: Bazar em Santa Cruz vai arrecadar recursos para auxiliar na reconstrução
Pontos de coleta em Santa Cruz do Sul
- Unisc
- Endereço: Avenida Independência, 2293, bloco 35
- Horário: das 8 às 22 horas
- Ministério Público de Santa Cruz do Sul
- Endereço: Rua Venâncio Aires, 959
- Horário: meio-dia às 17 horas
Pontos de coleta em Lajeado
- Univates
- Endereço: Avenida Avelino Talini, 171 – Prédio 9
- Horário: das 7h30min às 22 horas
- Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo (campus Univates)
- Endereço: Avenida Avelino Talini, 171 – Prédio 1
- Horário: das 7h30min às 17h30min
- Ministério Público de Lajeado
- Endereço: Rua Paulo Frederico Schumacher, 99
- Horário: meio-dia às 17 horas
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙