O Banrisul completou, nesta segunda-feira, 4, a entrega de quase R$ 7 milhões em serviços e equipamentos de saúde para ajudar no combate à pandemia. De maneira simbólica, durante um ato no Palácio Piratini com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o banco entregou seis extratores de DNA/RNA para realização de testes de Covid-19 com insumos para seis universidades e 77 respiradores com monitores a 19 hospitais gaúchos. Entre os beneficiados estão a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Hospital Santa Cruz (HSC), que vai ganhar quatro respiradores.
“Iniciamos o combate à pandemia, em março de 2020, com uma grande preocupação em relação à nossa rede hospitalar. Naquele momento, tínhamos 933 leitos de UTI no Rio Grande do Sul. Graças a ações como esta de hoje, de integração da sociedade, chegamos ao pico da pandemia com mais de 3,2 mil leitos de UTI. Ou seja, o que o SUS levou 30 anos para criar no Estado, durante a pandemia, em pouco menos de um ano e meio, nós conseguimos mais do que triplicar. Por isso, fica aqui o reconhecimento do governo do Estado ao Banrisul, que cumpre o seu papel ao fazer essas doações”, destacou o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior.
LEIA MAIS: Covid-19: Anvisa aprova estudo com produto à base de células-tronco
Publicidade
Desde o início da pandemia, o Banrisul vem fazendo parte do enfrentamento à Covid-19, abrindo créditos e condições especiais aos clientes, mas também realizando doações como a desta segunda. “Com a viabilização de recursos e doações de equipamentos e insumos necessários, o Banrisul expressa responsabilidade para com o povo gaúcho e cumpre seu papel social”, destacou o presidente do banco, Cláudio Coutinho. Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, os equipamentos doados garantirão não apenas dar seguimento ao atendimento de casos graves de Covid-19, como também ajudar o Estado a retomar as cirurgias eletivas, que ficaram suspensas durante o período mais crítico da pandemia, gerando uma demanda reprimida expressiva.
“Quando a pandemia começou, não só não tínhamos quantidade suficiente de leitos de UTI no Estado, como havia contratos com valores altos em locação de equipamentos. Fizemos um grande esforço para ampliar a nossa rede de atendimento, especialmente de tratamento intensivo. O governo fez a sua parte, adquirindo 290 respiradores, 290 monitores e 290 camas, recebemos muita ajuda da iniciativa privada e também do Ministério da Saúde. Esses equipamentos doados pelo Banrisul chegam na hora adequada, porque, em primeiro lugar, a pandemia não acabou e, segundo, para que a gente possa planejar o futuro e atender à demanda reprimida de cirurgias”, destacou Arita.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
LEIA MAIS: Falta de comprovante de imunização prejudica voluntários em testes de vacina
This website uses cookies.