A Unisc, por meio do Centro de Línguas e Culturas (Celinc), foi credenciada como Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Para tanto, sete professores e uma funcionária do Centro estão, nesta semana, recebendo capacitação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização e implementação do exame no Brasil e no exterior. A Unisc se soma a mais 25 postos aplicadores no Brasil e a outros 65 postos distribuídos em 35 países. “Essa nova certificação demostra o nosso comprometimento com o desenvolvimento constante das atividades do Celinc e da qualidade de nossas instalações, funcionários e docentes”, salientou o coordenador do Celinc, professor Carlos Rene Ayres. Já o coordenador de Exames Internacionais do Celinc, professor André Luiz Maurer, destacou que esse novo exame internacional faz coro com os outros exames internacionais na oferta de uma nova oportunidade aos estudantes, nesse caso especifico, os estudantes estrangeiros, aos quais o Centro oferece cursos de Língua Portuguesa, que necessitam de uma certificação para atividades acadêmicas e profissionais em território brasileiro. “A certificação também contribui para o aprimoramento constante dos nossos docentes através de capacitações e aquisição de materiais atualizados para o desenvolvimento dos cursos, em língua portuguesa e em línguas estrangeiras”, frisou.
Para a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), professora Cristiana Verônica Mueller, a certificação da Unisc, com a oferta do Celpe-Bras, vai ao encontro das politicas institucionais de internacionalização, pois colabora com o aumento da visibilidade da Universidade junto aos seus parceiros internacionais. “Esperamos que a oferta dessa prova possibilite à Unisc ampliar ainda mais a sua oferta de Português para estrangeiros, e que tenha um Campus cada vez mais multicultural”, ressaltou
Sobre o Celpe-Bras
Publicidade
O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para o ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente, realizado duas vezes por ano, nos meses de abril e outubro, no Brasil e no exterior. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://portal.inep.gov.br/celpebras, pelo e-mail linguas@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7381.
This website uses cookies.