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Ensino

Unisc e 6ª CRE firmam parceria em prol da inclusão digital

Em solenidade realizada no dia 24 de junho, no Auditório do Memorial da Unisc, a Universidade de Santa Cruz do Sul – por meio do curso de Licenciatura em Computação, do Projeto Inclusão Digital, do Núcleo de Socialização de Ciências e Tecnologia (NSCT) e do Unisc-Escola – e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), através do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Cruz do Sul (NTE), desenvolveram a primeira etapa de capacitação dirigida a professores das escolas de Ensino Médio da região para a utilização de notebooks em sala de aula.

Estiveram presentes 72 professores de 36 das 40 escolas contempladas com o projeto que disponibilizou 60 notebooks para seis escolas e 30 para cada uma das demais 34 beneficiadas pelo Projeto Província de São Pedro, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, em um investimento de R$ 1,5 milhão em todo o Rio Grande do Sul.

Após a solenidade de abertura, ocorreu a primeira etapa de capacitação, com o curso Laboratórios móveis: explorando recursos em notebook, ministrado pela professora multiplicadora do NTE/6ªCRE, Lenir Maria Rossarola (Lene Leros) e por bolsistas do Projeto Inclusão Digital. O objetivo foi capacitar dois professores de cada escola contemplada com laboratórios móveis para o uso dos aplicativos e dos programas disponibilizados nos notebooks para atuarem como multiplicadores de conhecimentos. As demais etapas vão ser realizadas nas próprias escolas, com a presença dos bolsistas da Unisc, Bruna Queiroz, Joselaine Frantz, James Shultz, Renato Machado e Mateus Walker.

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Coordenador da 6ª CRE esteve presente na solenidade
Foto: Josemar Santos/Unisc

Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, essa parceria é fundamental, pois bolsistas e professores serão capacitados e poderão incluir seus planos de aula sobre as funcionalidades dos softwares e dos aplicativos nos notebooks. “Esses recursos tecnológicos aproximam mais os alunos da realidade, nessa sociedade da informação e da comunicação, já que essa geração de estudantes nasceu na era digital”.

Já a coordenadora do curso de Licenciatura em Computação da Unisc, Marcia Kniphoff da Cruz, disse que os estudantes utilizam muito os notebooks apenas para entretenimento e que os professores são responsáveis pela orientação no uso para estudo e trabalho. “O conhecimento dos recursos computacionais demanda formação para os estudantes de licenciatura em disciplinas específicas e formação continuada para os professores que atuam nas escolas, pois até o século XX as habilidades de ler, escrever e calcular eram suficientes, mas, hoje, no século XXI, é preciso também desenvolver a habilidade de programar e resolver problemas”, salientou. A professora disse, ainda, que em educandários de países da Europa com altos índices de escolaridade a grade curricular nas escolas já contempla a computação.

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Também compuseram a mesa de honra durante o evento as coordenadoras adjunta e pedagógica da 6ª CRE, Janaína Venzon e Joice Battisti Gassen, respectivamente.

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