Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino

Unisc debate aumento das mensalidades

Cerca de 50 membros do Conselho Universitário (Consun) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irão se reunir no dia 17 de novembro para definir o reajuste das mensalidades referentes ao ano que vem. De acordo com pró-reitor de Administração da Unisc, Dorivaldo Brites, o valor sugerido pela reitoria irá se basear em um cálculo que já é utilizado há mais de dez anos, combinando as variações do IGP-M e do INPC, índices que correspondem à inflação. Ao Consun cabe aceitar ou não o pedido.

No ano passado, o valor aprovado foi de 10,25%, encaminhado pela reitoria e aceito por 34 dos 36 conselheiros presentes na votação. Os outros dois optaram pela proposta de 8% apresentada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Apesar do valor das mensalidades ser diferente para cada curso, o aumento anual é válido para todos os estudantes da instituição, incluindo bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e beneficiários do sistema de Financiamento Estudantil (Fies).

No Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi a primeira a votar o reajuste para o próximo ano, já no último dia 17. O aumento aprovado foi de 9,15% e levou em conta a inflação dos últimos 12 meses. Em primeira instância, o Conselho Universitário havia aprovado um aumento de 11,45%, o que gerou não apenas voto contrário do DCE, mas protestos nas redes sociais e na própria universidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.