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FUTUROS EDUCADORES

Unisc dá boas-vindas aos novos estudantes do Professor do Amanhã

Foto: Inor Assmann

Ato de recepção destacou a importância do programa, em um momento de déficit crônico no número de professores no País

Viviane Paludo Torres, de 34 anos, substituiu o Direito pelo curso de licenciatura em História com um propósito: tornar-se professora. O interesse pela disciplina surgiu enquanto estava no Ensino Médio. Daqui a quatro anos, terá a oportunidade de estar em uma sala de aula ensinando sobre o tema aos alunos.

Viviane é uma das aprovadas no programa Professor do Amanhã, criado para atrair pessoas ao magistério. “É uma iniciativa bem-vinda, que vem para suprir o grande desafio que é o déficit de educadores nas salas de aula”, destacou a futura docente.

Viviane vai cursar licenciatura em História | Foto: Inor Assmann

Ela e os novos participantes foram recepcionados na noite dessa quinta-feira, 27, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A instituição de ensino foi contemplada mais uma vez pelo edital, oferecendo 45 vagas nos cursos de Geografia (3), História (11), Letras/Português (8) e Matemática (23). 

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Considerada uma iniciativa inédita no Brasil, cada estudante é isento de taxas, matrículas e mensalidades, concedidas pela Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). Há ainda uma bolsa de permanência de R$ 800,00 mensais, paga pelo Estado. 

Em contrapartida, os beneficiários precisam se comprometer e atuar, na prática, por pelo menos 300 horas na rede pública estadual. Após concluírem o curso, serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, indicando a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência. Com isso, exercerão ao menos 1.920 horas de atividades docentes.

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Durante a recepção, o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, cumprimentou os futuros colegas. Ele relatou os desafios de completar o quadro de docentes nas escolas da região. “Para quem quer, de fato, ser professor, tem espaço para todos. Vamos juntos fazer a grande revolução e garantir o direito à aprendizagem.” Natural de Santa Cruz do Sul e com experiência de quase três décadas na educação, a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, também deu boas-vindas aos bolsistas.

Para o reitor Rafael Henn, o Professor do Amanhã é uma iniciativa que servirá de inspiração para todo o País. Na sua avaliação, é necessário que se torne um programa de Estado, e não de governo, para ter continuidade. Também parabenizou os bolsistas que, para ele, escolheram educar em um momento em que a educação parece estar em segundo plano. “Não se faz uma sociedade sem educação. Muito em breve já estarão nas salas de aula ajudando o nosso Rio Grande”, afirmou.

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Oportunidade

Morador de Vera Cruz, o projetista Jonas Mateus de Carvalho, de 28 anos, ingressou no programa Professor do Amanhã no ano passado. Escolheu a licenciatura em Matemática pela afinidade com a disciplina. “Sempre me fascinou e as minhas notas sempre foram mais elevadas na matéria. Então acabei me direcionando a ela”, contou.

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Jonas: fortalecer a educação no Estado | Foto: Inor Assmann

Ciente da falta de docentes nas escolas do município, sentiu-se motivado a tornar-se um educador. “Cresci ouvindo que sou bom em lecionar. E com essa oportunidade, percebi que era um momento certo para ingressar na área.”

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Para Carvalho, o primeiro ano foi marcado por ensinamentos, desafios e emoções. Neste período, aprendeu, com outros professores, a ensinar. “É um ponto alto poder estar nas escolas e aprender na prática, tendo contato com os alunos. Foi aí que eu percebi que estava no caminho correto”, afirmou. 

Na avaliação do futuro educador, o programa é fundamental para o fortalecimento da educação no Rio Grande do Sul. “É uma maneira de atrair, motivar e valorizar aqueles que desejam estar na sala de aula.”

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