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Unisc celebra Dia do Pesquisador com palestra de Wrana Panizzi

A fim de celebrar o Dia do Pesquisador, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a quinta palestra do 6º Ciclo de Conferências Unisc. A atividade compõe o Programa Pedagogia Universitária e o Programa de Capacitação para Bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação à Extensão Universitária. Para conduzir o momento de reflexão, a professora doutora Wrana Panizzi falou sobre o Papel da pesquisa na universidade e a interdisciplinaridade entre ensino e extensão, no Memorial da Unisc, durante a manhã de hoje, 7 de julho.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, ao lado da palestrante, a reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Andréia Rosane de Moura Valim. Conforme a reitora da Instituição, o Ciclo de Conferências tem sua importância destacada por caracterizar-se como um momento de formação e reflexão, que instiga e instrui a comunidade acadêmica como um todo.

Além disso, destacou que o momento em questão possuía caráter especial por ter como finalidade também homenagear aos pesquisadores. “Essa é uma ocasião especial, pois faz alusão ao Dia do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, data que marca a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade que veio para valorizar o trabalho dos pesquisadores brasileiros”, destacou.

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 Após a fala da reitora, iniciou-se a explanação de Wrana, que trouxe para o debate uma reflexão sobre o momento atual que vive a academia. “Vivemos um momento de esgotamento do modelo pedagógico-acadêmico vigente. Esse esgotamento se deve ao fato de que esse modelo não corresponde mais a realidade. Para mudar isso, é preciso buscar as causas que levaram até esse quadro”, pontuou.

Nesse sentido, conforme ela, é preciso trabalhar o modo de produção e apropriação do conhecimento, levando-se em conta a tríade pesquisa, ensino e extensão. “Temos que refletir sobre como o ensino tem a ver com a realidade. Pensar em outro modelo pedagógico-acadêmico, voltado para o aspecto stricto, mas também para a prática”, disse.

Conforme ela, a relação entre conhecimento e extensão encontra dificuldades no método como concebe o conhecimento. “Nossa atividade vive sob a égide da multidisciplinaridade, onde cada disciplina é vista de forma isolada. A grande transformação da ciência ocorrida recentemente promoveu a ultra-especialização. Mas nós precisamos ter uma visão global das coisas”, ressaltou.

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Wrana acredita que é preciso repensar a forma de produção do conhecimento, com o intuito deste ser mais eficiente e mais eficaz socialmente. “Temos que fazer com que as pessoas consigam se entender no singular, mas também no plural, fazer com que elas consigam encontrar a forma de estar no mundo”, finalizou.

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