A advogada Manuela Braga foi eleita nessa segunda-feira, 22, para presidir a subseção de Santa Cruz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) no próximo biênio 2022-2024. Em um pleito com 887 votos, a chapa única teve 78,87% de aprovação.
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, Manuela explicou que a eleição deste ano marcou a junção dos dois grupos que disputaram pleitos anteriores. “É um momento de união. A pandemia foi difícil para a maioria dos advogados. Temos ideias diferentes, mas todos queremos a valorização da classe e mais facilidade para o nosso trabalho. Foi gratificante ser a representante dessa chapa única”, fala.
LEIA MAIS: Manuela Braga é eleita para comandar a OAB de Santa Cruz
Publicidade
Além da valorização da categoria, Manuela quer mais união entre os advogados, com a volta dos espaços de convivência e oferta de cursos e atualizações na área. “Os dois anos de pandemia foram difíceis e a ideia é resgatar essa convivência e a alegria de estarmos juntos. Também temos grandes ideias para jovens advogados.”
Manuela também cita a luta pela digitalização dos processos como uma pauta de gestão. “Esse processo virtual começou forte em 2019 em Santa Cruz e Vera Cruz. A maioria já vem sendo digitalizada e isso facilita para o advogado, para o cidadão e para quem trabalha no judiciário. Um único juiz chega a ter mais de dez mil processos, então a virtualização dos processos facilita para todos.”
A chapa vencedora é composta por Cássio Arend, como vice; Elemar Ramos Júnior, tesoureiro; André Linck, secretário geral; e Tatiana dos Santos Schuster, secretária-adjunta. Também há 18 conselheiros. A solenidade de posse oficial ocorre em fevereiro, mas o trabalho da equipe já inicia em 1º de janeiro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez, mulher assume comando da OAB de Santa Cruz
Manuela lembrou que a OAB tem um papel forte nas comunidades. “Temos cadeira em todos os conselhos municipais de Santa Cruz. A OAB é a casa da cidadania, estamos garantindo o direito dos cidadãos. É muito mais do que uma profissão qualquer, que trabalha pelo salário, temos uma função social, pois levamos para as pessoas, pelo advogado, seus direitos.”
Natural de Sobradinho, Manuela Braga mora em Santa Cruz desde 1993. Formada em Direito pela Unisc, é advogada desde 2005. Atualmente, integra a equipe do escritório BVK Advogados, nas áreas civil e empresarial. A atuação na OAB iniciou em 2013, primeiro como conselheira e depois como membro da diretoria – foi secretária adjunta e hoje é secretária-geral. Também preside, desde 2013, a Comissão da Mulher Advogada.
Publicidade
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA TAMBÉM: Jane Berwanger: a demora do processo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.