Em um mundo cada vez mais digital, a maioria dos negócios já é feita online. Para formar profissionais habilitados a trabalhar neste setor em crescimento, o Centro Universitário Internacional Uninter está oferecendo o primeiro curso de graduação sobre finanças digitais. A expansão deste mercado tem grande carência pelo perfil do administrador financeiro com habilidade para usar e avaliar as disponibilidades da tecnologia.
O curso Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital tem formação de tecnólogo e duração de dois anos. As aulas são na modalidade a distância. Conforme a gestora do Polo Santa Cruz do Sul da Uninter, Luciane Dick Lopes, a graduação forma profissionais em duas áreas: gestor financeiro digital e analista de Fintechs (empresas e startups de tecnologia financeira).
“A contribuição que um profissional que atua nesta área pode trazer à região é imensa. Veja as oportunidades para os profissionais do segmento financeiro. Imagine que em um período não muito distante a moeda e as operações de pagar, transferir e receber serão todas digitais”, explica. Entre as vantagens da opção EaD estão o custo menor e a flexibilidade de estudar onde e quando quiser.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Associação de Psiquiatria promove lives sobre prevenção a suicídios
De acordo com o economista e coordenador do curso, Daniel Weigert Cavagnari, o potencial é grande para Santa Cruz do Sul e região, e grande parte dos alunos é do Rio Grande do Sul. “O curso trata de conceitos da economia digital e trabalha assuntos como inteligência artificial, big data, e-business, e-commerce, internet das coisas, compliance e finanças comportamentais, entre outros temas relacionados a negócios e tecnologia”, conta o professor.
O conteúdo pode ser acessado por meio de aplicativo no celular e inclui videoaulas, avaliações online e aulas interativas. “A Uninter é a primeira instituição a tratar de finanças em termos digitais, como esse novo curso. Muitos dos alunos que se formarão neste fim de ano já terão em suas mãos um diferencial incrível.”
Publicidade
O requisito para a matrícula é o aluno possuir Ensino Médio completo. É necessário se inscrever pelo site da universidade para participar do processo seletivo. “Os espaços de trabalho possíveis são bem extensos. A demanda é grande, pois o mercado já carece de especialistas em finanças digitais”, relata Daniel. Para o coordenador, um dos diferenciais do curso é a formação voltada ao empreendedorismo.
Perfis
O curso é dividido em dois perfis de formação: Gestor Financeiro Digital e Analista de Fintech. O primeiro é o profissional que administra as finanças de toda e qualquer empresa por meio da tecnologia, propondo mudanças e dinamismo no mercado de pagamentos, financiamentos, faturamento e investimento por meios digitais e com toda a tecnologia disponível.
Publicidade
O Analista de Fintech é o profissional de um novo mercado financeiro digital que contrasta com formas de controles financeiros tradicionais. Está preparado para as diversas inovações que surgem, com perfil em tecnologia e preparado para criar novas formas de fomento, investimento, custódia e pagamentos para o mercado, de forma ágil e descentralizada e com segurança.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sobe 4 posições em ranking das maiores economias do RS
Publicidade