A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) lançou, na tarde de quinta-feira, 16, uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul e que pretende oferecer novas possibilidades a empreendedores, não só da região e do Estado, mas de todo o Brasil. Trata-se do Vibee, um hub de inovação que tem por objetivo identificar novas oportunidades de empreendimento nas diversas áreas da saúde, por meio de mentorias e capacitações que possibilitem às startups trabalharem os pontos necessários para seu desenvolvimento.
O novo e amplo ambiente recém-inaugurado servirá de local de trabalho conjunto – conhecido como coworking – para as diversas startups que o Vibee espera acolher nos próximos meses. Segundo o presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, a ideia, que já vinha sendo desenvolvida internamente há alguns anos por meio de outros projetos, ganhou força quando uma equipe da cooperativa viajou aos Estados Unidos para conhecer o Vale do Silício, na Califórnia. Considerado o maior polo tecnológico do mundo, o vale é sede de algumas das principais empresas do ramo, como Microsoft, Google e Facebook.
LEIA TAMBÉM: Unimed oferece consultas médicas por videochamada
Publicidade
A viagem, realizada em abril de 2019, proporcionou uma nova visão de negócios aos gestores da cooperativa, e inspirou a criação de um hub de inovação tecnológica. “Com o Vibee, queremos fortalecer o ecossistema regional e apoiar os empreendedores na construção de soluções em saúde para a nossa comunidade. Trabalharemos programas de aceleração e investimento, beneficiando tanto o empreendedor que está na fase inicial da sua ideia como aquele que já tem um negócio montado, validado e em crescimento no mercado”, destaca.
Por meio de outras ações e projetos anteriores, a Unimed VTRP identificou o potencial de ideias inovadoras. Segundo a superintendente executiva Rosilene Knebel, a jornada começou em 2015 e cresceu ao longo do tempo, ganhando força dentro da instituição e entre a comunidade. “Começamos a falar do tema no dia a dia, e isso mostrou um potencial transformador. Nos últimos dois anos, avançamos nosso diálogo com o mercado, por meio do InnovatiOn Unimed, programa de conexão de startups que trouxe importantes mudanças na rotina da instituição.” Segundo ela, aproximadamente 350 startups foram analisadas em duas edições.
LEIA TAMBÉM: Atitude na Veia: campanha da Unimed VTRP estimula a doação de sangue
Publicidade
Como é o funcionamento do Vibee na prática
De forma resumida, o objetivo de um hub de inovação é acolher novas ideias e iniciativas, oferecendo espaço físico e orientação técnica, ao mesmo tempo em que conecta empreendedores com profissionais e empresas do ramo da saúde, universidades, mentores e possíveis investidores. “Este ano, quando começou a pandemia e tivemos de disponibilizar a telemedicina, na primeira semana já estava pronta. Ela foi testada aqui, no InnovatiOn por uma startup de São Paulo. Então nós estávamos prontos”, revela Rosilene.
Segundo o gestor do espaço e dos projetos, Rafael Zanatta, o propósito do Vibee é identificar e oferecer oportunidade de crescimento para boas ideias, de modo a fortalecer o ecossistema da região. “Queremos atuar conectando pessoas, startups e organizações, para que o tema da inovação em saúde possa ser desenvolvido. Para dar força a esse movimento, estruturamos dois programas de aceleração de startups. Ambos têm foco no setor da saúde e possibilitam um ambiente saudável para o desenvolvimento de projetos.”
Inicialmente estão disponíveis duas modalidades dentro do programa de aceleração. O Vibee Start atua na etapa inicial da startup, quando ela ainda está em processo de ideação, formação de equipe e definição do produto, auxiliando no seu desenvolvimento. Já o Vibee Go abrange startups mais avançadas, com produto ou serviço já definido e disponível para os clientes, atuando em sua consolidação. Ambas as modalidades terão duração de seis meses, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.vibeeunimed.com.br até o dia 16 de agosto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: TecnoUnisc oferece oportunidades de inovação às empresas
A criação do nome
A criatividade, tão buscada atualmente e característica fundamental para o lançamento de projetos, também foi utilizada para batizar a mais recente aposta da instituição. É um jogo de palavras em inglês: vibe significa vibração, enquanto bee é a tradução de abelha, inseto que simboliza o cooperativismo, motivo de orgulho para a Unimed VTRP.
Na natureza, a abelha também é símbolo do trabalho em equipe e representa um importante agente de fertilização, pois poliniza as flores nos lugares por onde passa. “No Vibee, as ideias e negócios são polinizados com a energia que a inovação necessita para fazer acontecer”, complementa o gestor Rafael Zanatta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade mais inteligente do Estado
This website uses cookies.