ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Unimed lança hub de inovação na área da saúde

Presidente da Unimed, Aldo Pricladnitzki, apresentou a novidade, afirmando tratar-se de um marco na história da cooperativa

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) lançou, na tarde de quinta-feira, 16, uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul e que pretende oferecer novas possibilidades a empreendedores, não só da região e do Estado, mas de todo o Brasil. Trata-se do Vibee, um hub de inovação que tem por objetivo identificar novas oportunidades de empreendimento nas diversas áreas da saúde, por meio de mentorias e capacitações que possibilitem às startups trabalharem os pontos necessários para seu desenvolvimento.

O novo e amplo ambiente recém-inaugurado servirá de local de trabalho conjunto – conhecido como coworking – para as diversas startups que o Vibee espera acolher nos próximos meses. Segundo o presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, a ideia, que já vinha sendo desenvolvida internamente há alguns anos por meio de outros projetos, ganhou força quando uma equipe da cooperativa viajou aos Estados Unidos para conhecer o Vale do Silício, na Califórnia. Considerado o maior polo tecnológico do mundo, o vale é sede de algumas das principais empresas do ramo, como Microsoft, Google e Facebook.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unimed oferece consultas médicas por videochamada

Publicidade

A viagem, realizada em abril de 2019, proporcionou uma nova visão de negócios aos gestores da cooperativa, e inspirou a criação de um hub de inovação tecnológica. “Com o Vibee, queremos fortalecer o ecossistema regional e apoiar os empreendedores na construção de soluções em saúde para a nossa comunidade. Trabalharemos programas de aceleração e investimento, beneficiando tanto o empreendedor que está na fase inicial da sua ideia como aquele que já tem um negócio montado, validado e em crescimento no mercado”, destaca.

Por meio de outras ações e projetos anteriores, a Unimed VTRP identificou o potencial de ideias inovadoras. Segundo a superintendente executiva Rosilene Knebel, a jornada começou em 2015 e cresceu ao longo do tempo, ganhando força dentro da instituição e entre a comunidade. “Começamos a falar do tema no dia a dia, e isso mostrou um potencial transformador. Nos últimos dois anos, avançamos nosso diálogo com o mercado, por meio do InnovatiOn Unimed, programa de conexão de startups que trouxe importantes mudanças na rotina da instituição.” Segundo ela, aproximadamente 350 startups foram analisadas em duas edições.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atitude na Veia: campanha da Unimed VTRP estimula a doação de sangue

Publicidade

Como é o funcionamento do Vibee na prática
De forma resumida, o objetivo de um hub de inovação é acolher novas ideias e iniciativas, oferecendo espaço físico e orientação técnica, ao mesmo tempo em que conecta empreendedores com profissionais e empresas do ramo da saúde, universidades, mentores e possíveis investidores. “Este ano, quando começou a pandemia e tivemos de disponibilizar a telemedicina, na primeira semana já estava pronta. Ela foi testada aqui, no InnovatiOn por uma startup de São Paulo. Então nós estávamos prontos”, revela Rosilene.

Segundo o gestor do espaço e dos projetos, Rafael Zanatta, o propósito do Vibee é identificar e oferecer oportunidade de crescimento para boas ideias, de modo a fortalecer o ecossistema da região. “Queremos atuar conectando pessoas, startups e organizações, para que o tema da inovação em saúde possa ser desenvolvido. Para dar força a esse movimento, estruturamos dois programas de aceleração de startups. Ambos têm foco no setor da saúde e possibilitam um ambiente saudável para o desenvolvimento de projetos.”

Publicidade

Inicialmente estão disponíveis duas modalidades dentro do programa de aceleração. O Vibee Start atua na etapa inicial da startup, quando ela ainda está em processo de ideação, formação de equipe e definição do produto, auxiliando no seu desenvolvimento. Já o Vibee Go abrange startups mais avançadas, com produto ou serviço já definido e disponível para os clientes, atuando em sua consolidação. Ambas as modalidades terão duração de seis meses, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.vibeeunimed.com.br até o dia 16 de agosto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: TecnoUnisc oferece oportunidades de inovação às empresas

A criação do nome
A criatividade, tão buscada atualmente e característica fundamental para o lançamento de projetos, também foi utilizada para batizar a mais recente aposta da instituição. É um jogo de palavras em inglês: vibe significa vibração, enquanto bee é a tradução de abelha, inseto que simboliza o cooperativismo, motivo de orgulho para a Unimed VTRP.

Publicidade

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade mais inteligente do Estado

Publicidade

© 2021 Gazeta