Abuso sexual contra crianças e adolescentes é o tema que será abordado pelas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul em março. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, o assunto será trabalhado tanto em salas de espera das unidades como pelas agentes comunitárias de saúde (ACS) nas residências.
“O abuso sexual infantil é um assunto delicado, mas é necessário falar sobre isso, para esclarecer as pessoas e tirar dúvidas. É uma questão de saúde pública e é nossa responsabilidade promover ações para auxiliar a quem precisa”, diz Fernanda.
LEIA TAMBÉM: Um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual, aponta IBGE
Publicidade
Na ESF Cristal Harmonia, do Bairro Santa Vitória, por exemplo, as atividades estarão concentradas em alguns momentos durante o período. Segundo a técnica de enfermagem Jessica Garcia Andres, haverá distribuição de material informativo aos usuários, além de exposição de bonecos confeccionados com EVA, representando partes do corpo infantil geralmente tocadas quando há situações de abuso.
LEIA TAMBÉM: Vítimas de violência sexual infanto-juvenil terão atendimento especializado em Santa Cruz
Onde fazer as denúncias de abuso sexual
Segundo dados do Conselho Tutelar, durante o ano de 2022, 30 denúncias de abusos contra crianças e adolescentes foram registradas. As denúncias podem ser encaminhadas por meio dos telefones (51) 3713 3700 ou (51) 99844 7964. O Conselho Tutelar fica na Avenida Euclydes Kliemann, 515, segundo andar.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade