Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Unidades de saúde desenvolvem atividades na Semana do Aleitamento Materno

A importância da amamentação estará em pauta entre os dias 1º e 7 de agosto, quando acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Em Santa Cruz do Sul, diversas atividades serão realizadas pela prefeitura nas unidades de saúde, envolvendo profissionais e usuários dos serviços.

Com o slogan Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!, o objetivo da semana é incluir todos os tipos de pais da sociedade atual, ultrapassando barreiras de gênero e mostrando que o sucesso da iniciativa depende de toda uma rede de apoio e não exclusivamente da mãe.

Nesta quinta-feira, dia 1º, nas Estratégias de Saúde da Família Cristal Harmonia e Viver Bem, uma dinâmica sobre mitos e verdades relacionados à amamentação será realizada com o grupo de pais e gestantes. E durante a semana, o tema será tratado com os usuários da unidade em diversos momentos na sala de espera.

Publicidade

Já na sexta-feira, dia 2, a mesma dinâmica terá como alvo a população das Estratégias de Saúde da Família Arroio Grande I e II. Além dessa atividade, a partir das 13h30min, os usuários poderão participar de uma roda de conversa. Na mesma data, na UBS Avenida, durante todo o dia, na sala de espera, gestantes que estiverem aguardando para consulta pré-natal terão a oportunidade de receber orientações sobre a importância do aleitamento materno.

A culminância das atividades será na próxima quarta-feira, 7 de agosto, quando está prevista a hora do mamaço na zona sul, a partir das 14 horas, na Academia de Saúde ao lado da ESF Cristal Harmonia. De acordo com a programação, estão incluídas orientações individuais e coletivas, sorteios de brindes e o momento mundialmente conhecido como “mamaço”, no qual as mães se reúnem para amamentar, enquanto compartilham experiências.

Segundo a diretora de Ações e Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Clarissa Gohlke, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é o momento oportuno para que a sociedade entenda os benefícios da amamentação no que diz respeito ao aspecto nutricional e também na construção de vínculos afetivos entre a mãe e o bebê. “Em tempos de empoderamento feminino, a mulher deve lutar pelo seu direito de amamentar e, a principal arma que ela deve usar, é a informação, por que só a informação dá a base para que se possa compreender os benefícios de um ato tão simples, mas que tanta repercussão gera na vida física e emocional do ser em formação”, destacou.

Publicidade

O mamaço na zona sul é uma parceria entre diversos programas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SEE), como o Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Bem-Me-Quer, Centro Materno Infantil (Cemai) e Estratégias de Saúde da Família Glória, Cristal Harmonia e Viver Bem.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é um movimento estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) desde 1992. No Brasil, a divulgação e coordenação das ações estão a cargo do Ministério da Saúde desde 1989, juntamente com as parcerias estabelecidas com secretarias municipais e estaduais de saúde, Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RBLH), Rede Internacional de Ação para Alimentos para Bebês (IBFAN), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentre outros.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.