Buscando melhorar a infraestrutura e o atendimento nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul, a Secretaria de Saúde vai implantar o Ronda nos Postos. Conforme o secretário, Fabiano Rodrigo Dupont, os moradores têm reivindicações sobre questões estruturais e procedimentos; portanto, a necessidade de melhorias é essencial no momento. “Queremos aprimorar a comunicação entre os funcionários dos postos e a nossa coordenação, para que os problemas sejam resolvidos de maneira mais rápida”, explica.
O projeto vai colocar três funcionários da secretaria para percorrerem os 34 postos de Santa Cruz semanalmente, sendo um no interior e dois no perímetro urbano. Os coordenadores receberão uma lista dos lugares aos quais farão visitas, para que não haja repetições, e deverão observar a estrutura e o atendimento. “O objetivo não é fiscalizar e nem desconfiar de funcionários, mas colaborar com as equipes”, afirma o secretário. O Ronda nos Postos deve começar na primeira semana de janeiro.
LEIA TAMBÉM: Fabiano Dupont assume a Secretaria de Saúde de Santa Cruz
Publicidade
Além de conferir os locais, os coordenadores serão responsáveis por buscar soluções para os problemas que encontrarem. “Eles vão procurar as secretarias que forem necessárias para resolver as questões e, se tiverem dificuldades, vão se reportar a mim para que eu solicite o conserto terceirizado.” Para realização do trabalho, os funcionários terão prazos determinados e deverão fazer documentos pontuais para manter a ordem do que está sendo feito e o que precisa ser corrigido.
Conforme Fabiano, o orçamento para realização do projeto será mínimo, já que a maioria das demandas serão atendidas a partir do que a secretaria possui em termos de estrutura e funcionários. “Ainda que tenhamos que investir na solução dos problemas, vamos poupar na contratação de serviços externos. No fim, vamos acabar economizando”, aponta. Porém, se o problema não for resolvido pela própria secretaria, a contratação do serviço privado será feita, acrescenta Dupont.
Fabiano Dupont acredita que a medida deve aproximar as equipes dos postos de saúde com a secretaria. “Queremos verificar o que é necessário para apoiar os profissionais. A ideia é que a secretaria esteja mais perto.” O chefe da pasta se mostra confiante pela realização do Ronda nos Postos. Segundo ele, não há possibilidade de o projeto não funcionar minimamente. “Sei que não vai ser fácil, vamos ter que ouvir muitas reclamações, mas alguém precisa fazer”, salienta.
Publicidade
A prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, lembra que os postos de saúde são a porta de entrada das pessoas que precisam do primeiro atendimento. Nesse sentido, a preocupação do poder público é para que estejam com boa estrutura, bons profissionais e com materiais necessários para os procedimentos. “Precisamos pensar em tudo isso para que a população seja bem atendida sempre que precisar”, afirma.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.