Santa Cruz do Sul

Unidades de saúde de Santa Cruz fazem campanha de incentivo à doação de órgãos

Muita gente ainda não sabe, mas uma única doação de órgãos é capaz de salvar até oito vidas. Para esclarecer sobre um tema que ainda é tabu e encontra barreiras na sociedade, as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul estão mobilizadas.

Com a proximidade do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, por meio da fixação e distribuição de materiais informativos – elaborados pela equipe da ESF Margarida – nos postos e, através das visitas domiciliares feitas pelas agentes de saúde, o objetivo é levar informação correta à população.

LEIA TAMBÉM: Doação de medula óssea: entenda como funciona o procedimento no Brasil

Publicidade

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo e atualmente cerca de 95% dos procedimentos do país são financiados pelo SUS. Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Ainda assim, milhares de brasileiros aguardam por um transplante.

Para sensibilizar a comunidade e fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, no dia 28 deste mês, uma palestra sobre doação de órgãos será ministrada pela enfermeira Fernanda Salvi, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Santa Cruz.

Para uma plateia formada por enfermeiros e representantes de unidades de saúde, ela vai falar sobre números de transplantes realizados neste primeiro semestre, dar orientações e mostrar que a informação é o melhor caminho para aumentar as doações. A palestra será realizada no dia 28, às 14 horas, no Cerest.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.