Categories: Santa Cruz do Sul

Uniãozinho comemora aniversário de 98 anos com feijoada drive-thru

A Sociedade Cultural e Beneficente União, de Santa Cruz do Sul, realiza uma feijoada para celebrar a passagem do aniversário de 98 anos. A data oficial foi em 1º de julho, mas a comemoração será nesta sexta-feira, 6. O mês de aniversário do clube sempre é marcado por atividades comemorativas, como o tradicional jantar-baile e a feijoada com muito samba e pagode.

No ano passado, não houve comemoração em função da pandemia, mas em 2021, com o avanço da vacinação, a diretoria decidiu organizar um evento no sistema drive-thru. A feijoada acontecerá nesta sexta-feira, das 20 horas às 22 horas. O prato será vendido por R$ 30,00 cada cumbuca. Reservas e compras de ingressos podem ser feitas pelos telefones (51) 99689 4479 com Maria, (51) 98594 2096 com Cíntia, ou diretamente com os demais membros da diretoria.

LEIA TAMBÉM: Dia de Nelson Mandela: veja dicas de produções sobre ele para assistir

Publicidade

“Seguindo os protocolos de segurança, vamos realizar uma feijoada no sistema drive-thru, para comemorar os 98 anos de existência e resistência do nosso querido Uniãozinho, como é chamado carinhosamente”, explica a presidente do União, Maria Barreto. A comemoração do centenário da entidade, que ocorre daqui dois anos, já está sendo pensada e promete marcar esse um século de história em grande estilo, junto à comunidade santa-cruzense.

Memória

A história da Sociedade Cultural e Beneficente União teve início em 1° de julho de 1923. O clube foi uma das primeiras sociedades negras do interior do Rio Grande do Sul, e umas das poucas que ainda estão em atividade. “Os clubes sociais negros tinham como objetivo oferecer um espaço para que pessoas negras, mestiças e periféricas pudessem realizar atividades recreativas, culturais e políticas, buscando a ressocialização dessa comunidade no início da década de 1920 no Brasil”, explica Maria Barreto.

Sede está localizada na Rua Júlio de Castilhos

Nesse contexto histórico e cultural, a SCB União foi fundada como um clube social negro e como tal foi muito importante na construção de uma referência cultural. “E acredito que os principais pilares são a união e a família. Só assim é possível manter um clube negro ativo durante tanto tempo, no interior do RS, onde a cultura alemã é tão forte.” Nos últimos anos, o Uniãozinho segue a missão, integrando o Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros do RS e como campeão do Carnaval de Santa Cruz do Sul em 2016, último ano em que o município teve desfile de rua. Também com a Descida da Júlio, evento que se iniciou como forma de protesto e resistência em manter viva a tradição do carnaval popular, após o cancelamento dos desfiles de rua.

Publicidade

Uniãozinho é fruto de muitas mobilizações

Direção recorreu a incentivos para se manter

Mesmo com eventos cancelados e adiados em função da pandemia, o SCB União conseguiu manter atividades culturais nesse período. Conforme a professora, produtora cultural e diretora do departamento de cultura e projetos do clube, Marta Nunes, em 2020 ainda foi possível realizar a Descida da Júlio, com recursos do Prêmio Culturas Populares 2019, da Secretaria Especial da Cultura (Nacional).

“A pandemia nos pegou logo depois da Descida da Júlio 2020, então ainda tivemos Carnaval presencial no ano passado. Após o início das restrições de circulação, fizemos várias atividades on-line relacionadas a datas importantes, como o 13 de Maio e o Dia da Mulher Negra”, conta. Com o ano passado inteiro fechado, as contas do clube acabaram se acumulando e o espaço foi inscrito nos editais da Lei Aldir Blanc, no fim de 2020.

LEIA MAIS: Divas do Samba resgatam a importância das mulheres sambistas em live neste domingo

Publicidade

“Fomos contemplados em três editais municipais. O primeiro, Secult/001, para cobertura de despesas do ano de 2020, infelizmente não cobriu todas as despesas apresentadas. O Edital 002 foi um edital de premiação e o 003 está em execução até o fim de 2021.” O edital estadual para Aquisição de Bens e Materiais está sendo utilizado para equipar a sede, mas o espaço ainda possui despesas que não foi possível cobrir sem a realização de eventos.

Para saber

Entre as atividades on-line estão a série de vídeos Terreiro de Baobá, a oficina de adereços para jovens e adultos e a oficina de adereços para crianças, além de vídeos de maquiagens de carnaval. Também foram realizadas palestras on-line sobre a história do Carnaval e uma live pelo Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial, com os convidados Lilian Rocha, Mestre Guto, Yosvaldir Carvalho e mediação de Dóris Soares. Outro projeto do SCB União em andamento é a criação de uma biblioteca Abayomi, para a qual já foram adquiridos mais de 300 títulos. O bibliotecário da prefeitura vai auxiliar na organização dos livros para que o espaço possa funcionar ainda no segundo semestre deste ano.

LEIA TAMBÉM: Manual da intolerância: livro do século 15 foi escrito para perseguir diferentes

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.