Categories: Regional

União reconhece situação de emergência em Santa Cruz por causa da estiagem

O Governo do Estado homologou a situação de emergência em Santa Cruz do Sul por causa do baixo volume de chuvas na região. Conforme a Defesa Civil do município, a homologação aconteceu na última quarta-feira, 19, e foi reconhecida pelo Governo Federal na sexta-feira, 21. Ainda é aguardada a publicação nos diários oficiais do Estado e da União.

LEIA MAIS: Baixa nos reservatórios da região deixa Corsan em alerta

Com o reconhecimento da situação de emergência, o município passa a ter garantia de benefícios, como ajuda humanitária, dispensa de processos licitatórios, repasse de recursos, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho e outros. Com a homologação do Governo do Estado, o município também recebe benefícios quanto à ajuda humanitária.

Publicidade

LEIA MAIS
Campo acumula prejuízos com a nova onda de seca
Mais municípios decretam situação de emergência
Assembleia cobra agilidade no reconhecimento dos pedidos de emergência

Conforme o coordenador da Defesa Civil em Santa Cruz, tenente José Joaquim Dias Barbosa, a homologação é feita com base na documentação e laudos encaminhados ao Estado. “Na prática, em Santa Cruz, os benefícios serão mais direcionados aos produtores que tiveram danos e prejuízos nos produtos deles, e especialmente a quem fez algum tipo de financiamento, que podem ser prorrogados, refinanciados”, disse o tenente, em entrevista à Rádio Gazeta.

Ele afirmou que as pancadas de chuva que chegaram à região nas últimas semanas não foram suficientes para ajudar na questão da estiagem. “A cada dia que passava, mais ia se acumulando o prejuízo, nesses dias sem chuva e com temperatura extrema. Quando veio, a chuva veio muito localizada. Como já estava consolidado o prejuízo, essa chuva apenas amenizou danos maiores, mas o dano já tinha ocorrido.”

Publicidade

Agora, é aguardada a publicação nos diários para que a situação entre efetivamente em vigor. “O município está sempre atento para tentar amenizar ao máximo possível os prejuízos para a comunidade”, finalizou o coordenador da Defesa.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.