A escola de samba Acadêmicos do União, a mais tradicional do Carnaval de rua de Santa Cruz do Sul, desistiu do desfile programado para o próximo dia 21. Alegando inconformidade com as regras do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a agremiação decidiu não participar do desfile. Apenas as escolas Imperatriz do Sol e Imperadores do Ritmo devem desfilar no Parque da Oktoberfest.
A entidade se manifestou por meio de nota. No texto, destacou que mesmo sem ter certeza de que o desfile que seria apresentado seria de qualidade, aceitou participar da promoção, em respeito às outras duas escolas de samba.
“Com o passar do mês de fevereiro, os entraves apresentados para a efetivação dos encaminhamentos para o Carnaval, as trocas constantes da gestão da Cultura, indefinições de prazos e repasse dos valores de apoio financeiro, essenciais para complementação dos nossos próprios recursos, nos levaram a refletir que chegaríamos a um produto final aquém do que a população de Santa Cruz merece”, destacou o texto.
Publicidade
A escola de samba é a segunda a desistir do desfile. A Unidos de Santa Cruz, do Bairro Bom Jesus, havia informado ao Município que não participaria do Carnaval de rua programado para o sábado, dia 21.
O comunicado da Acadêmicos, que é assinado pela comissão de Carnaval e subscrito pela diretoria da Sociedade Beneficente União, finaliza confirmando a intenção da entidade em desfilar no próximo ano, com tempo hábil para a produção e diálogo com a gestão pública. A direção da Acadêmicos do União não quis comentar a nota, destacando à Gazeta do Sul que este seria o posicionamento oficial da entidade.
LEIA MAIS: Carnaval de rua está confirmado para o dia 21 em Santa Cruz
Publicidade
Definição sobre o evento sai de reunião
O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Paulo Henrique Ipê da Silva, disse que ocorre nesta quarta-feira, 11, uma nova reunião entre a entidade, os dirigentes das duas escolas interessadas em desfilar e a pasta da Cultura. Silva afirmou à Gazeta do Sul que ainda não tinha como comentar sobre a realização ou não dos desfiles, após a desistência da Acadêmicos do União.
O secretário municipal interino de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Régis de Oliveira Júnior, confirmou que nesta tarde ocorrerá mais um encontro com as direções das escolas de samba. Segundo ele, a reunião definirá a realização do desfile no dia 21.
Publicidade
“Estamos trabalhando para resgatar o Carnaval de rua e, para isso, estamos debatendo com as entidades, a fim de reativar esta atração”, justificou. Régis ressaltou que o Município recebeu com surpresa o anúncio da Acadêmicos do União, que optou por não participar do desfile.
O encontro contará com a participação de Régis; da secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques – que era interina da Cultura quando o Carnaval de rua foi confirmado – e da atual titular da pasta, Solange Finger.
LEIA MAIS: FOTOS: Descida da Júlio reúne cerca de 2,5 mil foliões
Publicidade
This website uses cookies.