A comissão técnica do União Corinthians conversou com a imprensa de Santa Cruz do Sul na manhã desta terça-feira, 3, após um café no vestiário do Ginásio Poliesportivo Arnão. O técnico Rodrigo da Silva destacou que a imprensa desempenha um papel fundamental na divulgação do projeto de basquete e ressaltou a relação aberta que manterá com os profissionais durante a temporada.
Para o treinador, o elenco montado para o NBB é diversificado e composto de jogadores dispostos a ‘dar o sangue’ pelo projeto. Segundo Rodrigo, os atletas contratados entenderam a importância do basquete para Santa Cruz do Sul, principalmente pela história criada na década de 1990, quando o clube foi campeão brasileiro. Ele esteve acompanhado do auxiliar Imanol Hernández e do assistente Léo Assmann.
LEIA MAIS: União Corinthians lança planos com vantagens exclusivas para sócios torcedores
Publicidade
“Vamos trabalhar duro para que o torcedor possa sentir orgulho, para que possa se sentir representado em quadra. Nesta temporada, teremos opções no elenco para trabalhar com variações táticas. Será um grupo completo e equilibrado”, destacou.
Conforme Rodrigo, atletas que vieram de fora terão que se adaptar ao basquete brasileiro, principalmente em relação à arbitragem. Lances de maior contato físico, em determinadas circunstâncias, não são consideradas faltas, diferente do que ocorre em outros países.
LEIA MAIS: União Corinthians vai abrir o NBB com jogos no Nordeste
Publicidade
Preparador físico da equipe, Rafa Bernardelli salientou que determinados atletas já se apresentaram com bom nível físico. Outros vieram com maior antecedência para iniciar as atividades. Segundo ele, o Torneio Interligas será importante para lapidar o trabalho desenvolvido ao longo das próximas três semanas.
“Os atletas mantém uma rotina individualizada de atividades. No clube, trabalhamos os aspectos físicos juntamente com as atividades técnicas e táticas. O torneio vai nos dar o último estágio na preparação antes do NBB, que começa em outubro”, explicou. Para Bernardelli, o União Corinthians não fica atrás de clubes como Pinheiros e Flamengo na estrutura multiprofissional que envolve fisioterapia, nutrição e psicologia, por exemplo.
LEIA MAIS: União Corinthians terá um projeto inovador para fortalecer as categorias de base
Publicidade
Rodrigo da Silva esteve na Espanha, no fim de agosto, para acompanhar treinamentos do Real Madrid e Barcelona, da elite espanhola, e do Tizona e San Pablo, de Burgos, que disputam a liga de acesso. O treinador acredita que a observação nos clubes gerou aprendizado e que o conhecimento pode ser aplicado nos processos.
“Real Madrid e Barcelona disputam a Euroliga, a competição mais forte depois da NBA. É interessante ver como funcionam os bastidores, com é a relação da comissão técnica e dos atletas. É um nível absurdo de excelência e profissionalismo. Precisamos ter a mente aberta, absorver os ensinamentos e entender a razão pela qual as equipes são boas ou não”, detalhou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.