Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NBB

União Corinthians reage e vence a terceira no campeonato

Foto: Alencar da Rosa

Pela 13ª rodada do NBB, a equipe do Luvix/União Corinthians, realizou na noite desta terça-feira, em Santa Cruz do Sul, a penúltima partida do ano na temporada, contra a equipe do Mogi, de São Paulo.

Com o reforço dos atletas Duda Machado e Leozão, que fizeram suas estreias na competição, o time da casa venceu por 92 a 80 após um jogo muito disputado, onde o União Corinthians esteve atrás no placar nos três primeiros quartos, e conseguiu uma grande recuperação na reta final, conquistando a terceira vitória na competição.

Na quinta-feira, 30, o União Corinthians joga novamente em casa, no Ginásio Poliesportivo Arnão, contra o Pato Basquete, do Paraná. A temporada continua m 2022, no dia 10 de janeiro, quando o time de Santa Cruz do Sul vai até São Paulo enfrentar o Paulistano, nesta primeira fase que se estende até abril de 2022.

Publicidade

O jogo começou em velocidade, e o time visitante se distanciou no marcador, chegando a abrir nove pontos na metade do primeiro quarto. O técnico Athos Calderaro promoveu as entradas de Duda Machado e Leozão, que mostraram serviço logo em suas primeiras jogadas. Com uma cesta de três pontos de Duda Machado, assistência de Leozão, e com uma sequência onde o próprio Leozão marcou seus primeiros dois pontos, o Corinthians voltou para o jogo com o placar de 18 a 20 para os visitantes, com um minuto e meio para o fim do primeiro quarto. Malachias marcou de três pontos faltando 18 segundos e deixou o Corinthians a um ponto, mas com um arremesso de três pontos de Colina no segundo final, o primeiro quarto terminou 21 para os donos da casa, contra 25 pontos do Mogi.

O UniCo passou a frente logo no início do segundo quarto, com três lances livres convertidos pelo americano Simms. Com 26 a 25, o time da casa passava à frente no placar pela primeira vez. Mas em grande noite, o jovem Mogi, de mesmo nome do clube que defende, comandou a virada do clube mineiro no segundo quarto. Com 43% de acertos nos lances de três pontos após metade da partida (7 acertos em 16 tentativas, contra 3 acertos em 13 do UniCo), o Mogi ficou à frente no intervalo: 42 para o Corinthians e 47 para o Mogi.

Se na primeira metade do jogo o time da casa teve um aproveitamento baixo nos lances de três pontos, Gruber e Duda Machado acertaram duas tentativas em sequência para o União Corinthians, e o time gaúcho mostrou que buscava a vitória diante de sua torcida, passando à frente por 48 a 47. Mas assim que o quinteto tricolor encostava no placar, o time do Mogi recorria às bola de três pontos e conseguia se afastar na pontuação, voltando a ter oito pontos de vantagem no terceiro quarto. O jogo seguiu extremamente parelho, e o UniCo foi competente para buscar a recuperação até o fim do período, que terminou empatado em 67 a 67.

Publicidade

O quarto decisivo foi marcado pela boa atuação do armador Enzo Cafferata. De atuação apagada na primeira metade do jogo, o argentino do União Corinthians cresceu no momento decisivo, e comandou a grande atuação da equipe de Santa Cruz do Sul, que venceu sua terceira partida na competição, com um placar final de 92 a 80.

Cafferata comemora a recuperação na partida

O armador do União Corinthians, Enzo Cafferata, que terminou a partida como cestinha do jogo, com 22 pontos, comemorou a vitória sobre o Mogi, mas planeja um confronto duro contra o Pato Basquete, já na quinta-feira, dia 30. O atleta falou sobre seu crescimento na partida, onde acabou não marcando nenhum ponto nos dois primeiros quartos, para acabar como o maior pontuador do confronto.

Publicidade

“Eu sempre acredito em mim. Por sorte, o nosso treinador também. O primeiro tempo não foi muito bom, mas jogo sempre com a mesma mentalidade. No segundo tempo consegui ser mais inteligente, e chutar as bolas que eu queria chutar e fomos felizes”.

O pivô Leozão, que se recuperou após seis meses sem jogar em virtude de uma cirurgia no joelho, se emocionou após sua reestreia no basquetebol. O atleta, que já defendeu grandes clubes brasileiros e teve passagem pelo basquete da Espanha, marcou quatro pontos na partida contra o Mogi, e foi fundamental para a virada do time de Santa Cruz do Sul conquistar sua terceira vitória na competição.

“Em março deste ano eu machuquei e fiz a cirurgia em abril. foram dois meses tentando voltar não conseguiu. pensei em parar. quando Santa Cruz confirmou a vaga eu falei com o Icaro e com o Audrey que eu tinha vontade de jogar no RS. Me chamaram para fazer o tratamento aqui em Santa Cruz. Eu tenho uma filha e eu quero que ela me veja jogar”.

Publicidade

Para o técnico Athos Caldearão, as estreias de Duda Machado e de Leozão são fundamentais para a busca da vaga nos playoffs da próxima fase. “São dois jogadores experientes e com qualidade. Eles vêm dar qualidade ao grupo. Eles entram e o grupo fica mais forte.”

Atos disse ao microfone da Rádio Gazeta que espera um jogo complicado zona quinta-feira, diante do Pato Basquete. A partida inicia 19h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz, e a expectativa é de grande público no ginásio.

“Tivemos uma sequência ruim com derrotas fora de casa. Agora conseguimos uma vitória importante diante do nosso torcedor. Vamos pegar uma equipe do Pato que está brigando para o Super 8, mas em casa a nossa equipe consegue ser mais forte. Vamos lotar esse ginásio e bater recorde de publico do NBB para buscar mais uma vitória”, disse o comandante do Luvix/União Corinthians, conclamando o torcedor para o próximo desafio.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.