Com a mescla de atletas jovens e experientes, a equipe masculina adulta ALM/ UniCo, do Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, estreia no Campeonato Gaúcho da categoria neste fim de semana. A primeira etapa ocorrerá em Santa Rosa, na Região Noroeste. Depois as disputas serão em Santa Cruz, entre sexta-feira, 6, e domingo, 8, que vem; e a terceira e grande decisão uma semana depois, em Caxias do Sul, na Serra.
O time será novamente dirigido por Athos Calderaro. “Estamos treinando há cerca de um mês, fazendo alguns ajustes. Os jogadores ainda estão pegando a parte de coletividade, melhorando a parte física, até porque tdo estava parado com a pandemia,. Então é uma volta muito diferente do que era de costume, em anos anteriores. Estamos com um grupo muito voluntarioso, jovem, com alguns atletas experientes”, explicou o treinador, que vai para a sua 12ª temporada no comando da equipe. Nesse período foram 11 títulos gaúchos, incluindo a base, um internacional (Torneio Sub-17 em Santa Fé, na Argentina) e o vice-brasileiro Sub21, no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS: União Corinthians vai disputar Estadual Adulto de Basquete
Publicidade
Segundo ele, a fórmula do campeonato proporciona correções para a conquista de resultados positivos. “Estamos dando muita ênfase na parte de defesa e na transição para o ataque. Vamos progredindo gradativamente, até porque a forma como o torneio é realizado nos permite isso. O que vai valer mesmo é o final four, que será lá em Caxias. É nesse momento que precisamos chegar bem. Como não temos tempo para realizar partidas amistosas, uma preparação melhor, estamos desenvolvendo uma projeto dessa maneira”, enfatizou Athos.
O UniCo começa a disputa da competição neste sábado contra os donos da casa, o Sojão, a partir das 18 horas. No domingo, o adversário será o Caimans, de Passo Fundo, às 17 horas. O Caxias, que anunciou uma parceria com a KTO e o retorno ao Novo Basquete Brasil (NBB), já está classificado para a semifinal. Por causa das reformas no telhado do ginásio, o elenco treina no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que também será palco da segunda etapa.
Um dos destaques do plantel é o ala Márcio Dornelles, um dos mais experientes do basquete nacional, com 45 anos e passagens pela seleção brasileira, além de clubes como Franca, Vasco da Gama, Rio Claro-SP e Uberlândia.
Publicidade
Pratas da casa voltam para integrar elenco
Junto com a experiência, o União Corinthians aposta na juventude para buscar o título estadual. Pratas da casa como o ala/armador Lucas Brito e o pivô Malaquias, que estavam jogando o NBB pelo Bauru em 2019, voltaram para reforçar o elenco, assim como o ala Leonardo Assmann, vice-campeão com o Sojão, de Santa Rosa, no ano passado; o ala Tobias e o armador Giovani Teixeira, o Toco.
Outras contratações em nível nacional foram feitas, como o pivô Erick, de 31 anos e 2,05 metro de altura. Ele tem passagens por diversos clubes, como Brasília e Ponta Grossa-PR. O também pivô João, 2,02 metro, veio de São Paulo e já defendeu o Unico há um ano. O grupo conta ainda com o ala/pivô Lelê, ex-Flamengo e seleção brasileira de base; o pivô João Marcos, ex-Bauru, e o ala/pivô Moisés, ex-Flamengo.
LEIA MAIS: Assinado contrato para reforma no ginásio do União Corinthians
Publicidade
This website uses cookies.