O Dia Nacional da Umbanda é comemorado anualmente neste 15 de novembro. A data celebra a religião da umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais crenças de origens africanas e indígenas. O templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum, de Santa Cruz do Sul, realizará atividade para lembrar a data nesta quarta-feira, 16, das 10 horas às 15 horas, quando serão dados passes à população na Praça Getúlio Vargas.
A lei 12.644, de 16 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, oficializou o 15 de novembro como Dia da Umbanda no Brasil. Mas a data já era comemorada por milhares de pessoas, principalmente os umbandistas, há muito tempo, pois foi a ocasião em que o espírito de um caboclo anunciou a fundação da nova crença. A escolha do dia foi uma decisão das entidades federativas do Rio de Janeiro, durante a 1ª Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.
LEIA TAMBÉM: Templo de Umbanda faz homenagem aos santos Cosme, Doum e Damião
Publicidade
Religião de matriz africana, a umbanda é a primeira crença brasileira na qual o culto ao orixá e aos caboclos (índios) e o catolicismo formam a base da fé. Tem como um dos elementos fundamentais acolher a todos e todas que a proclamam sem preconceitos. “Umbanda é acolher, é buscar pela humildade, é estender a mão a quem necessita de seu amparo, ou seja, caridade”, ensino Pai Antônio. Ao longo de mais de 30 anos, somente no município de Santa Cruz ele realiza a campanha do agasalho, a Páscoa e a arrecadação de alimentos durante o ano e nos meses que antecedem o Natal, com a ajuda dos filhos e o apoio da comunidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade