O casal Iara e Eduardo Xavier tem em comum muito mais do que o amor que sentem um pelo outro. Os mineiros de Divinópolis compartilham entre si, e com o mundo, a missão de divulgar ações do bem lideradas por pessoas de bem. Juntos há mais de dez anos, em 2011 resolveram abandonar suas carreiras como administradores, vender seus bens e doar seus móveis e roupas para percorrer o Brasil atrás de exemplos inspiradores. De janeiro de 2011 até dezembro de 2014, os Caçadores de Bons Exemplos viajaram por todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando mais de 590 municípios e 225 mil quilômetros – quase cinco voltas ao mundo dentro do próprio País.
Na primeira etapa desse projeto de vida, Iara e Eduardo catalogaram 1.150 ações positivas, que podem ser conhecidas através do site www.cacadoresdebonsexemplos.com.br e também por meio das redes sociais. Depois de transitarem por todo o território nacional, no final do ano passado ficaram durante seis meses no Rio Grande do Sul, onde conheceram propostas como o Programa A União Faz a Vida, do Sicredi. A convite da cooperativa de crédito, esta semana eles retornaram para o Estado, mais precisamente a Santa Cruz do Sul, onde participaram na quinta-feira de uma cerimônia que marcou os 20 anos da iniciativa.
O União Faz a Vida é o pano de fundo para um dos 50 minidocumentários que estão sendo gravados neste ano pelos Caçadores de Bons Exemplos. “Nossa proposta é que as pessoas possam ver e se emocionar com essas histórias”, conta Iara. Antes de começarem uma nova etapa da expedição no exterior, a intenção é deixar registradas as ideias mais inspiradoras dentre as que conheceram. Depois de uma extensa seleção, eles estão voltando aos estados e filmando trabalhos como o da ex-faxineira nordestina Margarida, que atualmente ajuda 62 crianças em situação de extrema vulnerabilidade social. A Associação Despertar Sabedoria funciona na favela Sol Nascente, uma das maiores do Brasil, que está localizada na cidade de Ceilândia (DF).
Publicidade
Nessa sexta-feira, os mineiros deixaram o Vale do Rio Pardo em direção a Porto Alegre, de onde partirão para Aparecida, em São Paulo, e depois para Curitiba. Na capital do Paraná, eles lançarão o livro Caçadores de Bons Exemplos em busca de brasileiros que fazem a diferença, que também tem cunho solidário. “Para cada exemplar vendido, um será doado para escolas públicas”, conta Eduardo. Além de comprar a obra, as pessoas interessadas em fazer a diferença podem baixar o aplicativo Caçadores de Bons Exemplos, disponível para IOS e Android. Através da ferramenta, os usuários têm a chance de fotografar projetos sociais em suas comunidades, compartilhando essas iniciativas com todos.
Publicidade
This website uses cookies.