Uma tarde de atrações artísticas e culturais teve o objetivo de informar os santa-cruzenses na tarde deste domingo, 15, na Praça da Bandeira. O foco do evento é informar a comunidade sobre o Projeto Destinar, iniciativa em conjunto da Delegacia Regional da Receita Federal com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e as 43 entidades cadastradas que podem receber recursos do Imposto de Renda.
De acordo com o presidente do Comdica, Flávio Ramon, o projeto surgiu no início do ano passado para sensibilizar o público a respeito da contribuição para o fundo. “É importante que as pessoas saibam que não precisam pagar nada a mais, é só escolher que 3% do valor pago de imposto fique na região, e escolher o destino que será dado a esse valor”, explica.
O esclarecimento é parte fundamental do Projeto Destinar, assim o contribuinte pode fazer a escolha pela destinação do valor ao fazer sua Declaração do Imposto de Renda, e após fazer o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), levar o comprovante até a sede do Comdica, para escolher a entidade que receberá o recurso. Caso a pessoa não vá até lá, o valor vai para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), e posteriormente é rateado entre as entidades. “É muito simples na verdade, o único trabalho é levar o comprovante até o local”, afirma Flávio.
Publicidade
Flávio e Leomar: falta de informação ainda é entrave.
Foto: Paola Severo/ Portal Gaz.
Durante o evento, representantes das entidades cadastradas no projeto estiveram à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas e orientar sobre o processo de doação. Segundo o auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Santa Cruz, Leomar Padilha, nas declarações entregues em 2017 na cidade as pessoas físicas destinaram cerca de R$ 877 mil. “Começamos a trabalhar a divulgação após notar que os número potenciais de destinação ainda são muito grandes”, conta. Em 2017 a destinação aumentou 127% em relação ao ano anterior, em grande parte devido à repercussão do Projeto Destinar. Esses 3% de imposto, de não são destinados localmente tem a aplicação decidida pelo Governo Federal.
Os organizadores do projeto concordam a respeito do principal inimigo da destinação: a falta de informações. Por um lado, uma grande parcela dos moradores da região ainda não sabem que podem ajudar entidades com o valor do Imposto de Renda; por outro, quem já sabe sobre a opção não entende como funciona. “Muitas pessoas acham que vão cair na malha fina por ajudar, mas não tem como isso acontecer, o próprio programa calcula o valor que será destinado. Se a pessoa paga o Darf, não tem problemas. Pode escolher onde esse valor será aplicado”, diz Padilha.
Publicidade
A edição anterior do evento, no dia 24 de março, teve um formato diferente com estandes das entidades na calçada, com materiais referentes a cada local e folders explicativos. Os voluntários informavam os passantes e realizaram uma blitz educativa, parando alguns veículos na Rua Borges de Medeiros. Neste domingo a ideia foi oferecer outros atrativos na mobilização, como a distribuição de erva-mate e água quente da Ervateira Rei Verde e pipocas da Pipoqueira da Apae. O evento começou com a apresentação da Banda e Corpo de Dança do Centro Social Marista Boa Esperança e da Banda Down, da Apae. As duas entidades recebem recursos por intermédio desta modalidade de doação, o que garante a continuidade dos projetos desenvolvidos com as crianças e adolescentes. Mais tarde a banda convidada Viúva Negra subiu ao palco e agitou o público.
Saiba como destinar os 3%
Entidades cadastradas no Comdica
Publicidade
Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame), Hospital Ana Nery, Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul(Apesc), Associação Instituto Crescer Legal, Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas Centro (Oase), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB),Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc), Associação de Educação Familiar e Social (Casa da Criança), Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), Grupo de Apoio à Polícia Civil (GAP), Sociedade Escolar de Santa Cruz (Mauá/Movida), Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, Centro Esportivo Educacional e Social Santa Cruz (CEE Santa Cruz), Comunidade Terapêutica Recomeçar, Centro Integrado entre Gerações (Cieg), Centro Social, Cultural e Educacional (Gideões), Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Santa-cruzense Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), Centro Marista Nossa Senhora da Boa Esperança (USBEE – Marista), Associação Beneficente Sinal de Amor (ABSA), Associação de Projeto Educacional e Social Para Crianças e Adolescentes (Aesca), Grupo Escoteiro MacLaren, Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Instituto das Filhas de Nosso Perpétuo Socorro (Lar da Menina), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Instituto Humanitas Fraternidade, Associação Cultural Beneficente da Flor de Lis – Grupo Escoteiro Santa Cruz,Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União), Sociedade Espírita a Caminho da Luz, Associação Educa.Ação Positiva, ONG Empreender Foco, Esporte Clube União Corinthians, Sociedade Cultural Beneficente e Recreativa Flamengo, Fundação Gazeta Jornalista José Francisco Frantz.
Publicidade
Fotos: Paola Severo/ Portal Gaz.
Publicidade
This website uses cookies.