Colunistas

Uma semana dedicada à memória

A comunidade regional chega à reta final de julho com uma intensa agenda social, e em boa parte ela é dedicada à celebração da memória. Com as comemorações do Dia do Colono e do Motorista, na última quinta-feira, 25, já desde o último final de semana em localidades do interior e em espaços urbanos, entidades têm se empenhado em resgatar e reconhecer o papel dos colonizadores germânicos. Ainda mais porque a data, naturalmente, remete ao 25 de julho de 1824, quando os primeiros imigrantes chegaram a São Leopoldo.

Em Santa Cruz e outros municípios do Vale do Rio Pardo, a data foi marcada por festejos, com destaque para Vera Cruz, que promove até este domingo, 28, a Feira da Produção.

A Gazeta do Sul ao longo de todo o último ano, como os leitores certamente lembrarão, elaborou a série Rumo aos 200 Anos de Imigração Alemã no Brasil, com conteúdos voltados a temas históricos e culturais associados à presença germânica. Tendo o bicentenário sido comemorado na quinta-feira, a partir desta edição uma nova série ganha atenção: é a Rumo aos 175 Anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul, que será desenvolvida até o final do ano, uma vez que os pioneiros chegaram à colônia em 19 de dezembro de 1849.

Publicidade

E a primeira reportagem, de autoria do jornalista Julian Kober com fotos de Alencar da Rosa, dimensiona o quanto a língua alemã, trazida pelos colonizadores, segue presente no dia a dia tanto na cidade quanto no interior.

Se os temas culturais ou históricos têm ampla repercussão, também o ambiente esportivo reserva momentos muito especiais para a população. Afinal, na tarde deste sábado, 27, o Avenida joga em seu Estádio dos Plátanos contra o Internacional de Limeira, do interior de São Paulo, na partida de ida na primeira fase de mata-matas do Campeonato Brasileiro da Série D. É fundamental que os torcedores apoiem o time a fim de assegurar um placar favorável, em casa, para que no jogo da volta, em Limeira, o Periquito possa garantir a classificação. O clube faz uma campanha extremamente bem-sucedida, digna de todos os aplausos, levando o nome da cidade e da região para todo o Brasil.

E esta edição da Gazeta do Sul ainda chega à comunidade com uma ampla e variada gama de leituras, que envolvem diversos suplementos especiais, entre eles o caderno Elas. São conteúdos que a nossa equipe elaborou ao longo de muitos dias, com atenção máxima a detalhes, a fim de evidenciar, na região e para muito além dela, os aspectos da socioeconomia que diferenciam Santa Cruz e o Vale do Rio Pardo em realidade gaúcha e nacional. Depois de todos os graves contratempos enfrentados em virtude da enchente em maio, cujos reflexos serão sentidos por muitos anos, o Rio Grande do Sul demonstra uma capacidade imensa de superação, a fim de restabelecer a normalidade em sua infraestrutura. Boa leitura e bom final de semana!

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.