O tradicionalismo de Santa Cruz do Sul perdeu Paulo Roberto da Silva Cardoso, aos 68 anos, na última quarta-feira, 2. Nos últimos 12 anos, ele foi responsável por coordenar os acampamentos no Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart). No festival, ainda foi coordenador de palcos e de segurança.
Natural de Cachoeira do Sul, o filho de Abrelino Cardoso (Bilo) e Maria Noldina da Silva Cardoso (Mosa) iniciou a trajetória tradicionalista no CTG Tropeiros da Lealdade, convidado por um amigo que era coronel do Exército. Anos depois, radicado com a família em Santa Cruz do Sul, foi convidado por um colega de trabalho a integrar o CTG Lanceiros de Santa Cruz, entidade na qual foi capataz de invernada, sota-capataz, patrão e conselheiro fiscal.
LEIA MAIS: Gauchismo Líquido
Publicidade
Na 5ª Região Tradicionalista (RT), Cardoso também desempenhou diversas funções, como avaliador, diretor cultural, tesoureiro e conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) junto à 5ª RT, cargo que exerceu até 2018.
A filha Ana Paula Cardoso ressalta que o pai construiu amizades nos quatro cantos do Estado. “Ele sempre respirou o tradicionalismo e passou os seus conhecimentos a muitas gerações. Deixou um legado de amor às coisas do nosso chão.”
O cantor Cristiano Quevedo foi atração no Blitz Burger & Beer (Rua Marechal Floriano, 71) na semana passada, com apresentações na terça, 1º, e quarta-feira, 2. A próxima noite nativista será no dia 15 de fevereiro, com o show de Nilton Ferreira.
A votação popular do 2º Festival da Canção Nativista Autoral de Caçapava do Sul está aberta no site cutt.ly/JOHSV9Z. É possível participar e escolher a música preferida nas categorias Revelação e Profissional até o dia 21. A live final, com os três primeiros de cada categoria, será no dia 6 de março.
Publicidade
Nesse fim de semana, o CTG Candeeiro da Amizade retomou as competições campeiras, com a realização do 24º Rodeio Crioulo Estadual. Foi o primeiro evento do gênero desde o início da pandemia do coronavírus. Quem circulou pela sede do CTG pôde ver a “faceirice” no rosto dos tradicionalistas e grande presença da juventude, como neste registro do fotógrafo Alencar da Rosa.
O projeto El Topador busca reunir experiências e memórias em relação à carne, ao fogo e também às músicas regionais que remetem às tradições do churrasco. O link para assistir aos conteúdos é bit.ly/34z5Vai.
Cantor de Piratini, ele é um dos integrantes do projeto Buenas e M’Espalho. No perfil dele, é possível encontrar álbuns como Destinos, Pé no Estribo e Mate Novo, além do ao vivo Contraponto e o dueto Parelha com Érlon Péricles.
Publicidade
LEIA MAIS: Cultura gaúcha em evidência
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.