Colunistas

Uma dolorosa carta de Annie Ernaux à irmã

Na próxima semana chega às livrarias brasileiras mais um romance da escritora francesa Annie Ernaux, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura do ano passado. Antes da atribuição dessa honraria a ela, sua obra era pouco difundida no Brasil. O anúncio da premiação teve o dom de estimular a edição de seus belíssimos textos, que, afinal, eram amplamente lidos no mundo todo.

Quem tem se ocupado de popularizar o trabalho de Ernaux por aqui é a editora Fósforo, num esforço que merece todos os elogios. Seus romances de teor autobiográfico O lugar, que ela lançou em 1983, e O acontecimento, de 2000, estiveram entre os primeiros traduzidos. Depois chegaram Os anos, de 2008; A vergonha, O jovem e Paixão simples.

Agora é a vez de um texto estupendo, e a um tempo doloroso. O romance A outra filha constitui uma carta que ela endereça à irmã que nunca conheceu. Marília Garcia assina a tradução deste livro,
de 64 páginas, que terá preço de R$ 54,90.

Publicidade

O assunto cativa a atenção: no verão de 1950, quando tinha 10 anos, Annie ouviu sua mãe comentar com uma cliente que ela tivera uma filha, morta aos 6 anos, por difteria. Até então, a pequena Annie nunca soubera disso, e a mãe inclusive diz para a conhecida que não haviam revelado o fato para não entristecer a filha. Já em pleno século 21 é que ela, escritora renomada, recupera essa passagem e a elabora em forma de carta à irmã que não conheceu. Annie completará 83 anos no dia 1o de setembro.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.