Santa Cruz do Sul foi a cidade escolhida para a primeira reunião técnico-operacional do ano, que reuniu o Conselho Superior da Brigada Militar (BM) e os 16 comandos regionais. O evento, que foi realizado nesta segunda-feira, 24, na sede regional do Sicredi, à margem da RSC-287, contou com a presença do comandante-geral da BM no Estado, coronel Vanius Santarosa.
Em entrevista ao Portal GAZ, ele explicou as ações discutidas na reunião. “Buscamos trocar ideias sobre as boas práticas aplicadas entre os comandos. Como é possível acompanhar, temos uma queda nos indicadores criminais. Em 2021, reduzimos 35% os homicídios dolosos. Houve 50% menos roubos de veículos e 90% de queda no roubo a banco. Isso é fruto de um trabalho baseado em três pilares: integração, inteligência e investimento qualificado.”
LEIA MAIS: Carro é furtado em Vera Cruz
Publicidade
Santarosa ressaltou as ações que vêm sendo desenvolvidas no Vale do Rio Pardo. “Aqui é uma das regiões que mais diminui os indicadores criminais, e isso é fruto da integração, do trabalho dos policiais, do investimento qualificado, prefeituras parceiras que fazem a injeção de recursos materiais, empresários fazendo a disponibilização de verba através do programa Piseg. Quando todas ações são colocadas juntas, resultam nesses números excelentes aqui do Vale do Rio Pardo.”
O comandante-geral da BM lembrou que, tal qual a população, que desloca em grande proporção ao litoral durante esta época, parte do efetivo policial também, para acompanhar. “Mesmo com esse deslocamento dos policiais ao litoral, os indicadores estão mostrando uma tendência de redução nesses primeiros dias de janeiro, então, estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo capitaneado pelo coronel Reis aqui na região”, avaliou o coronel.
LEIA MAIS: Homem é morto a tiros em cancha de bocha
Publicidade
Dentre os desafios, segundo o comandante-geral, está a queda do efetivo. “Se comparado a 30 anos, na década de 1990, eram 8,5 milhões de gaúchos e a BM tinha 32 mil homens. Hoje, temos uma população de 11,5 milhões, e o efetivo tem cerca de 18 mil. Então, o desafio é que todos os policiais tenham uma uniformidade nos procedimentos adotados e que a nossa sociedade seja atendida em suas demandas.”
Anfitrião no evento, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José do Reis, recebeu uma homenagem pelos 35 anos de serviços prestados à Brigada Militar. Ele agradeceu a presença do comandante-geral da BM, que foi seu colega de turma. “Receber o coronel Santarosa é duplamente importante. Recebo um amigo, irmão, colega, mas também o comandante, que tem a minha admiração, meu respeito e vem fazer, aqui no Vale do Rio Pardo, o planejamento pro resto do Estado. Para a Brigada da nossa região, que é comprometida com a causa da segurança pública, é uma motivação e orgulho ter presença de todo o alto comando da corporação.”
O evento foi uma prévia da ação que ocorrerá ao meio-dia desta terça-feira, 25, no Santa Cruz Country Club. Com a presença de Santarosa e Reis, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, irá realizar a entrega oficial de um Corolla Cross, um Volkswagen Virtus e duas motocicletas Honda 750 cilindradas, que ficarão à disposição do CRPO/VRP.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.