ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Uma das piores coisas

Uma das piores coisas que se pode fazer é aniquilar a esperança de alguém. Você mesmo pode não ter fé em nada, mas procure deixar em paz quem acredita em algo. Por exemplo, quem julga que pode melhorar a vida de terceiros, fazer a diferença de modo decisivo para aliviar o sofrimento. Acreditaram nisso muitas pessoas durante e após as enchentes que devastaram o Estado e deixaram milhares de desabrigados. Elas prestaram ajuda, encaminhando donativos que vieram em caminhões lotados para famílias necessitadas.

Mas nem todas essas contribuições chegaram ao destino. Muitos kits de auxílio humanitário, com alimentos, agasalhos, produtos de higiene e limpeza, pararam nas mãos de “intermediários”. Em diferentes municípios gaúchos, Polícia Civil e Ministério Público abriram investigações sobre o desvio de doações para vítimas das enchentes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Objetos sólidos

Publicidade

Em Palmares do Sul, são apurados crimes de apropriação indébita e peculato supostamente cometidos por figuras políticas do Executivo e do Legislativo. Já em Eldorado do Sul, o MP recebeu denúncias de que integrantes da Defesa Civil municipal desviavam cestas básicas para beneficiar futuros eleitores. E há mais casos.

Como fica a disposição para ajudar diante de fraudes comprovadas? Além do prejuízo material, há o efeito deletério sobre o moral coletivo, a corrosão lenta da energia que impulsiona mobilizações humanitárias. Que garantia eu tenho de que esse valor enviado por Pix chegará a quem precisa? Não vou cair em mais um golpe? São perguntas compreensíveis diante dos fatos. O que se pode esperar é a resposta justa da lei, uma investigação e punição à altura do dano causado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Só isso já bastaria

Publicidade

E assim chegamos a Santa Cruz do Sul, onde Polícia Civil e MP apuram o desvio de doações para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), o lar dos idosos. A investigação é sobre crimes como apropriação indébita de bens, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Há quanto tempo? Ninguém sabia? Quem fiscalizava?

Que as autoridades saibam dar uma resposta à altura também nesse caso. Para que as pessoas não percam a esperança, não deixem de acreditar que o seu apoio é importante e vale a pena.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE LUÍS FERNANDO FERREIRA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta