No final de março, a Gazeta do Sul divulgou uma informação, em sua edição do dia 29 daquele mês, que posiciona, de maneira contundente, Santa Cruz do Sul no mapa do turismo. A cidade foi considerada, no 11º Traveller Review Awards, iniciativa do site Booking.com, especializado em hospedagem, como uma das mais acolhedoras em realidade nacional. E isso, convenhamos, não é pouca coisa. Merece reflexão e desde já alguma comemoração por parte de lideranças públicas e privadas, empresários e população em geral.
LEIA TAMBÉM: Calasso ensina a organizar uma biblioteca pessoal
Claro que, nesse terreno, sempre há o que aprimorar, implementar, refinar. Até porque, com a chegada de mais pessoas, os serviços em geral, bem como o comércio e os demais segmentos básicos (saúde e segurança, principalmente), devem se adequar a essa demanda. Mas ao se olhar para a Santa Cruz de hoje, e para a de ontem, quando e onde boa parte do que agora é realidade foi idealizado e implementado, não há dúvida de que houve muito acerto.
Publicidade
Do mesmo modo, esta Santa Cruz do Sul acolhedora que temos hoje já deixa entrever, com naturalidade, a Santa Cruz de amanhã. Afinal, basta descortinar um olhar sobre o atual espaço urbano. Há ali uma Catedral que desponta (literalmente) rumo ao céu, magnetizando e fascinando visitantes. E junto dela há um Túnel Verde que talvez seja ainda mais belo que o da Rua Mais Bonita do Mundo, de Porto Alegre (e espera-se mesmo que esse Túnel Verde da Marechal Floriano permaneça de pé, íntegro, e não corra o risco de ser visitado por motosserras…).
LEIA TAMBÉM: O olhar de Karnal sobre a educação
Mas agora já há também um formidável Lago Dourado, que cada vez mais se torna point de interação social. Há o Parque da Gruta. E há um restaurante pronto no Parque da Cruz; se não está ativo, isso é apenas questão de tempo, e bem se sabe que será outro ponto de encontro consagrado. E há (destaque dos destaques) um Centro de Eventos em construção, no Parque da Oktoberfest, que por si só já é destino de milhares de pessoas todos os anos. Com esse novo espaço de convenções, Santa Cruz entrará em grande estilo, e certamente para sempre, no circuito dos eventos técnicos, das feiras e dos congressos.
Publicidade
E há ainda um Autódromo Internacional, um Aeroporto que se aperfeiçoa, uma linha viária que se amplia (e duplica) na RSC-287 e na BR-471, e uma efervescência valiosa em eventos culturais nas áreas de cinema, literatura, música. Há muita coisa acontecendo: a revitalização do calçadão da rua do Centro, o embelezamento das praças e um Mercado Público em vias de ser construído. A Santa Cruz do futuro, essa que será ainda mais acolhedora, que brilhará com intensidade diante de todo o Brasil, já está aí, embelezando-se e apresentando-se. É só questão de cuidar mais e melhor do verde (do Cinturão Verde), de derrubar menos árvores (de preferência quase mais nenhuma) e de plantar mais árvores, e preparar-se para receber milhares de pessoas. Será logo ali: amanhã, ou depois de amanhã. Está tudo sendo bem preparado, com boa vontade, e com alegria. Um bom final de semana de Páscoa para todos!
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade