Categories: Regional

Um veículo inovador criado na sala de aula

Mais um projeto de estudantes de engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi encaminhado para o registro de patentes pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A ideia, de autoria do acadêmico de Engenharia Mecânica Daniel Neumann, foi a criação de patins movidos a propulsão mecânica, desenvolvida dentro das disciplinas de Informática Aplicada na Engenharia e Garantia e Controle de Qualidade na Engenharia Mecânica, ministradas pelo professor Douglas Hoppe.

A cada início de semestre, conforme explica Hoppe, ele lança um desafio aos alunos da disciplina de Informática Aplicada na Engenharia: criar um produto inovador, capaz de solucionar uma demanda da sociedade. Na turma de Neumann, a missão era construir algo capaz de facilitar o transporte em Santa Cruz, algo leve, que evitasse engarrafamentos e disputas por vagas para estacionar, por exemplo.

A partir disso, Neumann, ao lado de Hoppe, idealizou os patins. A proposta, segundo eles, consiste em um veículo de propulsão humana capaz de transformar energia potencial criada pelo usuário em energia cinética. Na prática, isso significa que quando o usuário fizer força com os pés em cima dos patins, ele irá se mover.

Publicidade

Para utilizá-lo, segundo Hoppe, a pessoa precisaria ter uma boa coordenação motora e alguma experiência com os patins tradicionais. Em razão das rodas maiores e mais resistentes do que os patins comuns, o novo modelo poderia se mover com facilidade por diversos tipos de terreno, como paralelepípedos e até mesmo estradas de chão.

No total, o processo de criação durou cerca de um ano, entre a ideia e o protótipo apresentado. Além da disciplina onde o projeto foi pensado, os patins também foram trabalhados na disciplina de Garantia e Controle de Qualidade na Engenharia Mecânica, onde foi desenvolvido o projeto empresarial e de gestão e foi aprofundado o conceito do produto.

De acordo com Hoppe, a Unisc está atenta e apta ao desenvolvimento de soluções de transporte ambientalmente mais amigáveis, contribuindo para um estilo de vida sustentável. “Nós, professores das engenharias, incentivamos constantemente os alunos para pensar fora da caixa, gerar valor, questionar as antigas formas de pensar, solucionar com criatividade e empreender com novos processos e modelos de negócios. Só assim será possível formatar meios de competir, agregar e cooperar em ambientes empresariais”, destacou.

Publicidade

O invento de Neumann e Hoppe

Os materiais utilizados para a construção do protótipo dos patins movidos a propulsão mecânica, criado pelo estudante Daniel Neumann e o professor Douglas Hoppe, foram peças de aço, um mecanismo semelhante ao de catraca de bicicleta e duas rodas de alumínio e borracha já existentes.

Como ainda está em fase de testes e aperfeiçoamento, não é possível ter uma estimativa de valor de mercado do produto, mas Hoppe explica que, caso venha a ser vendido, deve passar por diversas mudanças. “Teríamos que trabalhar com algumas peças de plástico, ligas leves e também aperfeiçoar o design, que hoje é um pouco bruto.” Além disso, eles planejam que a base dos patins tenha um tamanho universal, adaptado ao número do calçado de cada pessoa por meias especiais, as mesmas usadas por ciclistas.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.