Quando datas comemorativas como a Páscoa se aproximam, trabalhos ficam mais visíveis e é de se surpreender com o quanto uma pessoa pode ser criativa e talentosa. Uma delas é a santa-cruzense Andréa Pereira, de 50 anos. A artesã conta que foca na produção de bonecos. As principais datas são o Natal e a Páscoa, e depois o Dia da Criança. Nesta Páscoa, os coelhinhos feitos por Andréa fazem sucesso pela perfeição e por cada detalhe de seus acabamentos.
Cada parte dos bonecos é pensada pela artesã. Tudo é feito e criado por ela, que produz desde o corpo até a vestimenta do coelho. Andréa relata que começou a confeccionar peças de artesanato aos 12 anos, quando a mãe participava de um clube. “Eu sempre fui metida. Eu ia junto, via elas fazendo tricô e crochê. Desde ali comecei a participar e fazer também. Já fiz de tudo, bordado, chinelos, mas a paixão mesmo são as bonecas”, diz.
Seguiu a vida produzindo diversos itens, como guirlandas, peças em patchwork e pesos de porta. Porém, foi no início da pandemia, com a alteração em seu trabalho, que ela começou a se dedicar mais aos bonecos. Andréa é agente de saúde da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e, depois do horário de trabalho, trabalha com artesanato.
Publicidade
“Foi no início da pandemia que eu comecei a me dedicar mais. Ficava muito dentro de casa. Estávamos um pouco dentro do posto e um pouco em home office, porque não podíamos fazer visitas nas casas. Por isso, eu comecei a assistir a vídeos na internet e me inscrevi em um curso online”, afirma a santa-cruzense.
LEIA MAIS: Crianças e idosos recebem doces do projeto Páscoa Solidária
O sonho de Andréa é trabalhar somente com artesanato e montar o próprio ateliê em sua casa, no Bairro Margarida. Até o momento, ela trabalha em um cantinho improvisado da sala. “Quando eu tiver mais lugares para vender, minha intenção é me dedicar a isso.”
Publicidade
Principalmente durante a pandemia, o trabalho como agente de saúde ficou muito exaustivo e produzir as peças se tornou, para ela, uma forma de relaxar. “Eu tomava medicamentos e agora não estou tomando mais nada. Para mim esse trabalho é um remédio, uma cura”, desabafa. Atualmente, alguns dos itens produzidos por Andréa estão sendo vendidos na loja Oba Oba, no centro de Santa Cruz.
LEIA MAIS: Consumidores movimentam o comércio na reta final das compras de Páscoa
A artesã conta que algumas peças foram mandadas para Rosário do Sul e já há procura por mais. “Mas eu nem estou conseguindo dar conta daqui, pois trabalho com isso somente de noite e aos finais de semana. Por isso quero montar um espaço adequado”, completa.
Publicidade
Além de coelhos de Páscoa, a artesã faz bonecos para o Natal, bruxas e tudo o que a criatividade permitir. Na página do Facebook, também é possível acompanhar o trabalho de Andréa.
LEIA MAIS: Chocolate é o carro-chefe das vendas, mas outros produtos também se destacam na Páscoa
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.