ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um Sonho, o novo disco de Thiago Porto

Os próximos dias serão de sonho para o músico Thiago Porto. Não só no sentido literal, com o lançamento de seu novo disco, mas também porque o trabalho se chama Um Sonho. O nome é o mesmo de uma das principais faixas do álbum e também sintetiza o que a música representa na vida do artista. O trabalho abrange a carreira de Porto, trazendo novas versões de músicas autorais ao lado de canções inéditas. O disco mistura pop, rock e MPB em nove faixas, todas compostas pelo músico. “A expectativa é de que o álbum possa contribuir para a arte e fazer bem a quem o escute”, conta.

Natural de Candelária e residindo em Santa Cruz do Sul há muitos anos, Thiago é formado em Direito pela Unisc e com mestrado concluído em Constitucionalismo Contemporâneo. Multi-instrumentista, aprendeu a tocar piano com o pai, aos 8 anos; mais tarde aprendeu violão, guitarra, flauta transversal, baixo e gaita de boca.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: banda santa-cruzense compõe e grava música à distância

Publicidade

Desde 2016, Thiago Porto se dedicou ao lançamento de vídeos nas redes sociais, conquistando grande destaque. Sua página conta com mais de 150 mil seguidores e o canal no YouTube tem quase 1 milhão de visualizações. Ele conta que deve seu sucesso online ao leal fã-clube, autointitulado “ThiLovers”. Com participantes de todo o País, o grupo promove campanhas para divulgar a música do artista.

Conforme Thiago, o disco que chega às plataformas digitais neste domingo foi gravado no Estúdio Azul, com produção de Robson Bitencourt. Ele participou ainda das gravações ao lado dos músicos Filipi “Glick” Leão, Ícarus Conrad e Rodrigo “Jeremiah”. O álbum é o quarto de Thiago, segundo em carreira-solo. Os anteriores foram com as bandas Predadores e Lobos da Estepe, das quais era vocalista, e o primeiro disco solo, intitulado Antítese.

Publicidade

“Parece-me que o som está mais clean, mais equilibrado. Foram retirados alguns excessos que podem ser encontrados nas produções anteriores”, adianta Porto. A partir do dia 13, todas as músicas do álbum estarão disponíveis no Spotify, Apple Music, Amazon Music, Claro Music, iTunes, Deezer, Youtube, YouTube Music, palcomp3 e SoundCloud. Você pode acompanhar Thiago nas redes sociais pelo canal youtube.com/thiagoporto ou na fanpage facebook.com/thiagoportoficial.

LEIA MAIS: Estúdio Gaz recebe o músico Thiago Porto

Publicidade

Live de lançamento
Como ainda não é possível realizar um evento presencial para o lançamento, o artista optou por live neste domingo, 13, a partir das 20 horas. A transmissão no canal do YouTube contará com a participação do guitarrista Veco Marques, do Nenhum de Nós, e músicos locais, como Pedro Santos, Maíra Assmann, Dalvan Sax House e Luis Kaufmann. A irmã de Thiago Porto, Priscila Porto, também cantará uma música ao seu lado, em dueto.

“Enquanto estava gravando o álbum, pensava em fazer uma festa de lançamento. Quando a pandemia passou a fazer parte das nossas vidas, deixei o álbum em stand-by, pensando em retomar os trabalhos quando isso tudo passasse. Porém, se podemos tirar uma coisa boa dessa situação toda, é que as pessoas passaram a se interessar mais pela arte; então, pensei que poderia ser um bom momento para lançar o álbum”, conta.

Publicidade

A live beneficia especialmente os fãs do músico que residem no Norte e no Nordeste e não poderiam participar de um evento presencial. Dessa forma, todos podem acompanhar de casa, participando do bate-papo ao vivo.

Publicidade

ENTREVISTA
Thiago Porto

Músico

Gazeta do Sul – Como achas que o disco novo se relaciona com os anteriores? Achas que ele reflete uma faceta mais madura do teu trabalho?
Thiago Porto – O disco tem uma personalidade diferente dos anteriores. O disco da Predadores representa uma certa rebeldia típica da adolescência. Mas claro que estamos falando de adolescentes sonhadores e com muita musicalidade. Já no primeiro álbum era possível identificar uma mistura com a MPB também, por exemplo. No Antítese, surgiu uma faceta que acompanha meu som até hoje: o romantismo. Contudo, nos primeiros álbuns, as misturas eram mais contrapostas, estavam lado a lado, mas não se fundiam em uma coisa só. No atual, sinto que há uma unidade maior na sonoridade. O pop, o rock e o MPB enfim se tornaram um único e coeso estilo dentro de Um Sonho.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta