Colunistas

Um romance de Modiano que já nasce clássico

O francês Patrick Modiano, 77 anos, é uma das mais instigantes vozes da literatura mundial na atualidade. Em meio à profusão das estrelas das letras, com estilos e conjuntos literários os mais variados, ele caminha com uma independência e uma autoridade inconteste. Seu jeito de escrever, em romances curtos, de pouco mais de cem páginas, sinaliza que ele encontrou o método, o modelo ideal para compartilhar seu olhar de mundo, de quem testemunhou a segunda metade do século 20 de perto.

E isso pode ser medido, novamente, com seu mais recente livro, que acaba de ser editado no Brasil pela Record: Cena de um crime, em tradução de Ivone Benedetti, com 136 páginas, a R$ 59,90. O enredo, na verdade, remete ao ambiente no qual Modiano nasceu e cresceu, Chevreuse, nos subúrbios de Paris, e que, aliás, é o título original de seu romance.

Enquanto ele crescia, e depois definia seu lugar na sociedade, no pós-segunda guerra, na Guerra Fria e nos agitados anos 60 na França, descobria seu dom para a escrita literária. Sua história de vida, bem como a de sua família, sempre esteve profundamente imbricada em seus romances, carregados com uma aura de mistério, nostalgia, estranhamento em relação ao mundo, e com lacunas que vão sendo preenchidas, ou não, conforme a narrativa avança, ou por vezes com alusões a obras anteriores. Modiano é, principalmente, um grande leitor, e por isso o suspense se mescla em seus romances curtos com uma rara carga de cultura e de sabedoria.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.