Cultura e Lazer

Um projeto literário com final muito feliz

Se o protagonista da história ficcional é um menino valente, o mínimo que se pode dizer da autora é que ela persiste em seus sonhos e é muito determinada! Afinal, o enredo do livro O menino valente, que teve lançamento oficial no último sábado, na reta final da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, remete a um final feliz. Muito feliz. A obra de estreia em literatura infantojuvenil da professora santa-cruzense Regina Alves Ferreira foi nada menos do que o título mais vendido desta edição do evento, o maior da área literária em toda a região central do Estado.

Nada mal para uma escritora que ao longo de muitos anos alimentou a esperança de concretizar em livro uma história que ela já contava para seus alunos, na educação infantil, talvez ao longo de décadas. E, justamente pela persistência e fé no valor da palavra (escrita ou falada) na vida e no imaginário de crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades, nada menos do que muito, muito merecido!

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz do Sul já vive a 34ª Feira do Livro

Publicidade

Regina saiu da sessão de autógrafos e do evento literário visivelmente feliz e emocionada, e não era para menos. Em uma edição do evento com dezenas de lançamentos, e em meio a quase 38 mil obras comercializadas pelos livreiros e nos lançamentos, o menino valente mais uma vez reafirmou a sua valentia. E é uma coragem inspirada nos clássicos para a garotada em todos os tempos. Foi em salas de aula, e nos círculos de contação de histórias para a garotada, que Regina, hoje com 53 anos, foi refinando o enredo de seu conto, agora concretizado em livro impresso, pela editora Zum, e com as belíssimas ilustrações de Gil Kipper.

Nele, uma bruxa solitária que reside em um castelo sai pelos arredores, voando em sua vassoura mágica. Depara-se com uma jovem princesa andando desacompanhada, e a rapta, levando-a para o seu ambiente de moradia. Ali, a transforma em uma escrava, exigindo dela que limpe as dependências e ainda cuide de seu gato. Triste e apavorada, a princesa anseia por alguém que possa vir libertá-la.
Quem se apresenta para essa missão é um jovem negrinho valente, que sai a cavalo à procura da menina. Depara-se com o castelo assombroso, ingressa nele, localiza a princesa e enfrenta a terrível bruxa. O final, necessariamente, deveria ser feliz.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com o escritor homenageado da 34ª Feira do Livro

Publicidade

Professora da Emei Paraíso Infantil, do Bairro Renascença, Regina diz ter consciência da importância de evidenciar que o protagonista de seu livro é um jovem negro. Ela refere a pertinência de contribuir para o empoderamento dos cidadãos negros na sociedade atual. E, justamente por tal condição, ela aproveita para solicitar o apoio de todos na própria difusão de sua obra. A venda massiva na sessão de lançamento e de autógrafos, na Feira do Livro, propiciou ampla colocação da obra, mas ela espera vender ainda mais exemplares justamente para garantir plenamente a viabilização financeira de editoração e impressão.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.