Cultura e Lazer

Um olhar sobre a doação de órgãos

Um livro-reportagem sobre doação e transplantes de órgãos teve lançamento nesse sábado, 16, em Santa Cruz do Sul. A obra Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil, sob o selo da Carta Editora, em 248 páginas, traz reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto.

Produzido no âmbito do projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, o livro traz depoimentos de profissionais da Saúde envolvidos na captação de órgãos, de transplantadores e de transplantados. Com linguagem jornalística, acessível aos mais diversos públicos, a publicação mostra a importância das redes de apoio e revela os gargalos que impedem avanços nos transplantes. São depoimentos contundentes de pacientes, familiares e profissionais da saúde envolvidos nas diversas etapas do transplante, com esclarecimentos sobre questões controversas para o público em geral, como o conceito de morte encefálica, que é a condição para que ocorra efetivamente a doação de órgãos.

LEIA TAMBÉM: Para um herói do mundo real: escritora santa-cruzense lança livro neste sábado

Publicidade

O livro também traz informações confiáveis, por meio de entrevistas com especialistas veteranos da área de transplantes, para desfazer mitos em torno do tema. Um deles é o médico Valter Duro Garcia, uma das maiores referências em transplantes do País, que assina o prefácio da publicação. “O Brasil, mesmo tendo um sistema considerado bem consolidado e regulado, ainda está longe de garantir aos milhares de pacientes em lista de espera o acesso a essa contribuição da ciência e da medicina”, afirma a jornalista Valéria Ochôa, coordenadora do projeto editorial da Fundação Ecarta.

LEIA TAMBÉM: Festival de Cinema Acessível Kids chega a Porto Alegre

São mais de 41 mil pessoas em lista, conforme o Ministério da Saúde. A obra analisa particularmente a situação do Rio Grande do Sul, pioneiro na área de transplantes e um dos maiores transplantadores do País, mas que na última década estagnou na doação de órgãos, perdendo a liderança para estados com menos tradição, como Santa Catarina, Paraná e Ceará.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.