Um livro-reportagem sobre doação e transplantes de órgãos teve lançamento nesse sábado, 16, em Santa Cruz do Sul. A obra Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil, sob o selo da Carta Editora, em 248 páginas, traz reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto.
Produzido no âmbito do projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, o livro traz depoimentos de profissionais da Saúde envolvidos na captação de órgãos, de transplantadores e de transplantados. Com linguagem jornalística, acessível aos mais diversos públicos, a publicação mostra a importância das redes de apoio e revela os gargalos que impedem avanços nos transplantes. São depoimentos contundentes de pacientes, familiares e profissionais da saúde envolvidos nas diversas etapas do transplante, com esclarecimentos sobre questões controversas para o público em geral, como o conceito de morte encefálica, que é a condição para que ocorra efetivamente a doação de órgãos.
LEIA TAMBÉM: Para um herói do mundo real: escritora santa-cruzense lança livro neste sábado
Publicidade
O livro também traz informações confiáveis, por meio de entrevistas com especialistas veteranos da área de transplantes, para desfazer mitos em torno do tema. Um deles é o médico Valter Duro Garcia, uma das maiores referências em transplantes do País, que assina o prefácio da publicação. “O Brasil, mesmo tendo um sistema considerado bem consolidado e regulado, ainda está longe de garantir aos milhares de pacientes em lista de espera o acesso a essa contribuição da ciência e da medicina”, afirma a jornalista Valéria Ochôa, coordenadora do projeto editorial da Fundação Ecarta.
LEIA TAMBÉM: Festival de Cinema Acessível Kids chega a Porto Alegre
São mais de 41 mil pessoas em lista, conforme o Ministério da Saúde. A obra analisa particularmente a situação do Rio Grande do Sul, pioneiro na área de transplantes e um dos maiores transplantadores do País, mas que na última década estagnou na doação de órgãos, perdendo a liderança para estados com menos tradição, como Santa Catarina, Paraná e Ceará.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade