Colunistas

Um novo volume de ensaios com a marca de Silviano Santiago

Aos 87 anos, o professor, ensaísta e escritor mineiro Silviano Santiago é um dos mestres absolutos dos estudos literários na atualidade no Brasil. Mais do que a sua atuação em salas de aula, contribuindo para a formação intelectual de sucessivas gerações, ele testemunhou de perto a evolução do ambiente da literatura brasileira e mundial desde meados do século 20.

LEIA TAMBÉM: Para entender o que se passa com nossos hermanos vizinhos

Parcela do que via (e, naturalmente, lia, à profusão) ele compartilhava em livros hoje de leitura indispensável, como Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural, lançado em 1978 e que atualmente está disponível em uma edição recente, da Cepe, de Recife (PE). Se o ensaísta demonstrava alta erudição, em paralelo foi conformando uma sólida obra autoral na ficção. O romance Em liberdade, centrado na biografia do escritor Graciliano Ramos, é um marco.

Publicidade

E, desde 2014, com Mil rosas roubadas, inaugurara uma sequência de romances com um tom mais autobiográfico, de depoimento. Essa proposta teve sequência com os magistrais Machado, de 2016, sobre o autor de Dom Casmurro, e Menino sem passado (1936-1948), declaradamente voltado a sua própria trajetória. A esses belos livros agora se une um novo conjunto de ensaios, Grafias de vida – a morte, que a Companhia das Letras acaba de colocar em pré-venda, devendo chegar às livrarias no início de dezembro. Ali atualiza, de certo modo, seu olhar crítico ou afetuoso sobre a literatura em geral.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.