Depois de tantas adversidades vividas nos últimos anos, 2023 chega como um ciclo de renascimento, de paz, mas também de desafios. Será o ano para olhar para dentro de si, para as próprias emoções e avaliar os acertos e erros.
LEIA TAMBÉM: Adeus ano velho, feliz ano novo; confira a retrospectiva de 2022
A cor indicada é o branco, o que não impede o uso de roupas íntimas ou acessórios mais coloridos, de acordo com o desejo de cada um. Os cuidados com a saúde, principalmente no que diz respeito à Covid-19, vão depender, e muito, da vacinação, que tem se mostrado tão importante desde sempre, para combater essa e outras doenças.
Publicidade
2023 será o ano governado pelo pai maior, o orixá Oxalá. Em outras religiões, como no cristianismo, é conhecido como Jesus. Será um ano de acertar e de buscar entender o que está errado. “Ele é um pai que quer a coisa esclarecida. Vai ser um ano fácil? Não.
Vai ser um ano de muita busca, de dificuldade, vamos ter que admitir que estamos errados, nos colocarmos no nosso lugar e buscar o acerto que o pai estará cobrando da gente. Oxalá é de paz, mas por ser de paz, ele não aceita erros, ele vai nos colocar no caminho de retidão”, detalha o babalorixá Pai Antônio de Ogum, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum.
LEIA TAMBÉM: Saiba onde comemorar a virada do ano em Santa Cruz e região
Publicidade
Entretanto, Oxalá não estará sozinho em 2023, pois a Mãe Oxum vem depois, entre o quarto e o sexto mês do ano, para trazer mais equilíbrio. “Ele traz rigidez e ela vem trazendo doçura, seu jeito de mãe mulher para poder acalmar e apaziguar”, explica Pai Antônio. A cor do ano que chega é o branco.
“A cor de Oxalá é branca, é a cor da paz. Mas é aquela velha história, a pessoa pode estar usando o branco e usar a roupa íntima de outra cor, como amarelo, que atrai dinheiro, ou vermelho, que representa a paixão. Acredite ou não, se a gente fizer com fé, tudo dará certo. Não se pode deixar de acreditar em si em primeiro lugar”, completa.
Se para virar o ano a pessoa resolver fazer alguma simpatia, segundo Pai Antônio, ela pode optar por pegar 12 lentilhas ou 12 sementinhas de uva branca. “Cada uma representa um mês. Vamos energizar essa semente, colocar em um papel dobrado e depois botar a secar no sol. Após isso, coloque dentro de sua carteira para poder atrair a sorte.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mega da Virada: última chance para concorrer a R$ 500 milhões
Na mesa da ceia de réveillon, também é possível colocar folhas de louro para atrair bons fluídos. “Pode também colocar flores brancas com água cristalina para atrair harmonia e fazer uma canjica branca doce.” Pai Antônio cita novamente a presença de Oxalá e Mãe Oxum em 2023. “O pai quer que você acerte, não minta para si mesmo e ele vai cobrar isso. A mãe Oxum vem para dar um acalento. É tempo de amar bem e fazer o bem sem olhar a quem e fazer o bem para nós mesmos. Temos que começar por dentro de nós”, enfatiza.
De acordo com Pai Antônio, em 2023, Santa Cruz passará por acertos, apesar de já estar tudo bem equilibrado politicamente. “Oxalá, que é o orixá que vai reger o ano de 2023, pede para acertar o que está errado para que possamos dar continuidade com Mãe Oxum. Ela que é o orixá da diversidade, do equilíbrio, vem entre o quarto e o sexto mês. Ela vai trazer o crescimento. Será um início de ano bastante conturbado, tanto na política, para acertos, quanto na saúde, de modo geral. E no meio do ano haverá um pouco mais de equilíbrio.”
Publicidade
O babalorixá cita que o governador reeleito, Eduardo Leite, precisará cuidar da própria saúde. Além disso, Mãe Oxum vai estar junto dele trazendo equilíbrio e crescimento ao Estado. “Nosso governador mostrará a que veio e teremos acertos no nosso Rio Grande. Existe uma força que será cobrada dele e tudo que ele prometeu, eu tenho certeza que vai cumprir.” Pai Antônio pede atenção para doenças antigas que podem voltar e menciona a importância da vacinação.
A nível nacional, alguns fragmentos são negativos e será preciso cautela por parte do novo presidente. “Existirá cobrança sobre o que ele prometeu. Mas também mostra que ele vai cumprir com o que disse.” A saúde de Luiz Inácio Lula da Silva também precisará de cuidados. “Ele já passou por uma questão de estresse e vai passar de novo, terá que ter um pouco mais de cautela e cuidado com ele mesmo.”
No clima, é de se esperar muitas variações. “Teremos tempo de água e tempo de seca, mas em Santa Cruz do Sul, teremos que ter um certo cuidado, pois a nossa atitude pode estar fazendo alguma coisa para prejudicar a natureza.” Ainda de acordo com o babalorixá, os agricultores poderão passar por um período de muitas águas.
Publicidade
No que diz respeito à dupla Gre-Nal, os búzios mostram que o tricolor se sairá melhor que o rival. “O Grêmio vem com uma força maior porque acredita nesse time e essa força impulsiona e dá coragem.” No Internacional, são visualizados tumultos e também acertos, que terão de ser feitos na própria diretoria. “Existirá uma questão de energias negativas, mas ele terá que correr muito para que possa trazer um pouco de alegria. Se lutar com força e fé poderá chegar lá, mas a frente fica com o time azul e branco.”
Já nos times do município, é o Avenida que se sobrepõe em 2023. “O verde estará na frente. O Avenida precisará buscar força física e espiritual e tem uma vitória na caminhada dele. Já o Santa Cruz está bem hoje, mas na verdade vai sofrer alguns desacertos.”
Mesmo com a estabilização da pandemia, a vacinação continua se mostrando fundamental. “Teremos que manter um certo cuidado. As pessoas estão mais soltas, mas outras doenças velhas estão chegando e teremos que buscar mais discernimento”, diz Pai Antônio.
2022 foi um ano de muitas mortes de artistas. “O palco lá de cima está mais lotado que aqui de baixo e essa questão vai continuar, e haverá celebridades indo embora mais uma vez.”
Sobre Jair Bolsonaro, e as recentes manifestações de seguidores, os búzios mostram que ele precisa buscar a conscientização. “Xangô pede para que ele busque esse equilíbrio. Ele que vai ter que dizer um basta para que também possa ter saúde, pois eu não o vejo com uma boa saúde. Ele vai ter que cuidar do espiritual e do físico”, afirma Pai Antônio.
A cartomante Andréia Keller, de Santa Cruz do Sul, explica que as cartas preveem um ano de bastante união entre as pessoas e de muitas melhorias no município. “O que eu vejo para a cidade é que as pessoas que a regem vão ao encontro de soluções.” Uma das cartas, que mostram um barco, indica a busca da solução para problemas antigos que Santa Cruz do Sul enfrenta.
LEIA TAMBÉM: Retrospectiva 2022: um ano de desafios!
Já outra carta, com uma chave, mostra o giro a favor, conseguindo solucionar grande parte desses problemas. A cartomante ainda faz um alerta para quem comanda o município. “Se pudessem deveriam ajudar aqueles que moram perto de rios, pois eu vejo muita água para esse ano”, enfatiza Andréia.
A nível nacional, a cartomante cita que uma mulher muito importante para o Brasil morrerá em 2023. O ano será de mudanças na política brasileira e, nesse aspecto, Andréia vê alguém transformado o cenário para melhor. “Eu sinto que o coração do presidente que vai reger o país se transformou um pouco. Vejo que vai tentar acertar”, destaca.
Entretanto, a cartomante destaca que ainda serão observados episódios de corrupção. “A carta do rato mostra o roubo, o desvio. Então ainda vai haver bastante desvio no Brasil. Existe uma transformação pequena, mas, como a gente sabe, não é só uma pessoa que comanda o país.” Segundo Andréia, o ano novo ainda será de muitas dificuldades para as classes menos favorecidas. No esporte, Andréia vê o vôlei ganhando grande destaque.
LEIA TAMBÉM: Retrô do Gaz: jovem bate em carro estacionado e deixa bilhete com pedido de desculpas
A sua dica para quem deseja fazer uma limpeza espiritual é colocar bastante sal grosso em um prato e, no meio, colocar carvão, e deixar na porta da frente, no lado de dentro da casa. Em sete dias, é preciso descartar o sal com o carvão. “Se a pessoa acha que precisa de novo, ela refaz e deixa de novo sete dias”, acrescenta.
Diferente do ano baseado no calendário Gregoriano, que é o usado no Brasil e na maioria dos países, o ano astrológico tem início somente em 20 de março de 2023. De acordo com a astróloga Carolina Valandro, moradora de Santa Cruz do Sul, o período começa junto com o equinócio de outono. “Esse início de ano astrológico indica bastante mudança, porque temos um trânsito bem impactante e revolucionário acontecendo próximo dessa data, que é a entrada de Plutão em Aquário.”
Será um início de ano novo astrológico que promete, com muita movimentação, inovações dentro da tecnologia e da ciência. Além disso, também é uma fase em que as pessoas podem ter certo desejo de libertação e de fazer coisas diferentes. “É como se viesse uma vontade de renascimento junto com 2023 e é legal abrir espaço para deixar esse novo eu nascer junto com o ano no dia 20 de março de 2023”, explica Carolina.
LEIA TAMBÉM: Retrô do Gaz: mulher é presa por injúria racial no Centro de Santa Cruz
Na astrologia, 2023 será regido pela Lua. “A Lua é muito ligada à energia das emoções. Então, é um ano que traz essa tônica e essa importância de olhar para as nossas emoções. É um ano que vem muito para cuidarmos do nosso bem-estar, emocional, daquilo que nos nutre. Quando falamos em nutrição, geralmente associamos à alimentação, mas em 2023 é preciso olhar de uma forma mais ampla além do corpo físico, afinal, estamos nutrindo todos os âmbitos do nosso ser.”
Será um tempo para valorizar muito mais o que vem de dentro, conforme Carolina. “Vamos querer ter estabilidade, segurança, vamos querer ser produtivos, crescer, mas para poder fazer isso, vamos precisar estar bem por dentro. Nossas raízes vêm primeiro de dentro. É um ano para cuidar muito da gente, o ano da Lua fala muito sobre isso.”
LEIA TAMBÉM: Saldo de assassinatos registrados em Santa Cruz do Sul chegou a dez em 2022
Laços com a família e o lar vão ser muito importantes no novo ciclo. “É um ano de estreitar vínculos, de estar perto de quem amamos. É também um ano de muita fertilidade, podemos ver muita gravidez. Mas para dar conta dessa fertilização, é preciso estarmos bem por dentro.” Carolina ainda salienta que a Lua traz a energia feminina. “É um ano de ver a força da mulherada despontando. Já vemos isso como uma tendência, mas no ano da Lua vamos ver muitos nomes femininos fortes e tendo destaque. É um ano das mulheres!”
“Vênus vai ficar retrógrado em 2023, de julho a setembro, e isso acontece a cada um ano e meio. Quando Vênus fica retrógrado na Astrologia, significa que a gente revisa os assuntos que Vênus rege, como amor, relações, dinheiro, bens materiais e vínculos. Vamos revisar nossos vínculos e a forma como estamos nos relacionando. É também um olhar sobre como estamos nos relacionando com nós mesmos. Atraímos as pessoas que precisamos para que possamos aprender e evoluir. Em 2023, os relacionamentos serão uma grande escola. Será uma grande revisão, principalmente sobre nossa autoestima e amor próprio.”
“É um ano de novos projetos. Desde 2020, com a pandemia, tem uma energia de peso nas costas. E esse peso está travando algumas coisas e em 2023 essa energia sai do ar. Alguns projetos começam a andar e será bom para colocá-los em prática e tentar coisas novas na área profissional. Mas é preciso estar bem. 2023 é um ano em que a saúde mental e emocional vai contribuir diretamente para nossas conquistas profissionais.”
“A saúde está muito ligada ao emocional, então temos que cuidar muito das emoções, pois elas vão refletir no físico diretamente. O ano da Lua é para olhar para a emoção.”
“Júpiter, que é o planeta da expansão, está em Touro, que é o signo que fala sobre matéria, dinheiro, sobre crescer no bem material. É um ano bom para conquistar bens materiais, para organizar a questão financeira. Porém, com Vênus retrógrado, vamos revisar nossos gastos. Temos que cuidar com excessos no dinheiro e é um ano que precisamos nos organizar. Também podemos ter vontade de fazer novos investimentos, realocar nosso dinheiro e isso pode trazer bons resultados. Mas é preciso atenção: o dinheiro pode vir fácil e também ir fácil.”
“A espiritualidade será uma aliada do nosso bem-estar, crescimento, desenvolvimento e evolução. Ela é uma ferramenta de bem-estar para o nosso ano e o ano da Lua aflora nossa sensibilidade em todos os níveis, inclusive espiritual. Aflora a empatia, compaixão e a intuição. É um ano muito bom, independente da crença de cada um.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.