Vivendo no Norte da Itália há três anos, a família Puntel, natural do Centro Serra, terá mais um fim de ano com clima bem diferente do calorão que faz no Brasil, neste período de verão. Por lá, a temperatura pode chegar a alguns graus abaixo de zero e a neve bate à porta da casa deles na montanha em Cleulis, região de Friuli-Venezia Giulia, na fronteira com a Áustria.
No Facebook, a família de Marta Puntel, 63 anos, e Gilson Puntel, 65 anos, costuma compartilhar alguns registros com quem está distante, e são paisagens encantadoras em qualquer estação do ano. Só que neste período o que chama atenção é a quantidade de neve, levando a imaginação para os filmes que costumam retratar os pontinhos brancos sobre os pinheiros e a lareira mantendo acesa a magia do Natal.
Segundo Marta Puntel, a grande quantidade de neve, por vezes, chega dificultar a circulação entre o local onde residem em Udine (lá não costuma registrar tanta neve) até a casa que possuem na montanha, há alguns quilômetros de distância. Mas o inverno é um prato cheio para o aconchego dentro dos lares. “É um Natal gelado. Temos que estar com muitas camadas de roupa para sair na rua. Todas as cidades são decoradas a espera deste dia, assim como as lojas e supermercados, normalmente lotados. Os ambientes possuem calefação, então fica muito confortável para sair e aproveitar os espaços normalmente”, explica.
Publicidade
Em relação ao significado principal do Natal, o nascimento de Jesus, a cuidadora de idosos comenta que é muito próximo do vivenciado no Brasil, com as tradicionais celebrações eucarísticas, como a Missa do Galo, realizada à meia-noite. “E as pessoas vão, mesmo com frio intenso e neve elas participam das missas”, enfatiza. O filho Tácio é padre e costuma se reunir com a família para celebrar após a programação de missas. Além do Natal, no dia seguinte, conforme conta Marta, também se comemora o Dia de Santo Stefano, feriado na Itália. Já a filha Maríndia, enfermeira, que mora em Paluzza, também deve se reunir com a família para celebrar este momento especial neste ano.
Conforme relata Marta, esta época é marcada por grande união das famílias, assim como ocorre no Brasil. “Natal é tempo de família. Quando aqui é meia-noite, meu marido já vai enviando mensagem para quem está no Brasil, desejando Feliz Natal. Vai antecipando o pessoal, por conta do fuso horário, aqui sempre chega primeiro”, destaca. “No dia 8 de dezembro, Dia de Imaculada Conceição, monta-se o pinheirinho e o Papai Noel visita as famílias, sendo chamado de São Nicolau. E depois, na noite do Natal, ele também vai em algumas casas levar presentes. Assim como no Brasil aqui também existem muitas campanhas solidárias”, salienta.
Quanto as diferenças com a terra natal, destaca que a ceia italiana costuma ser preparada com pratos variados, incluindo tortellini, caldos e peixes, frutos do mar ou carnes, além de frutas e muito panettone e pandoro (panettone sem frutas), e regada a vinho e espumante, sobretudo o vinho e a grappa, para espantar o frio. As bolachas coloridas e em diferentes formatos também são encontradas nos supermercados.
Publicidade
Sobre a decoração, na parte externa, Marta ressalta que costumam estar presentes muitas luzes e guirlandas, além de esculturas de madeira. Já no interior de casa, monta-se o tradicional pinheiro, escadas e sacadas contam com adereços natalinos e o presépio, além de acrescentarem imagens de animais característicos do frio. “São os bichinhos da montanha e da neve, ursos, cervos, esquilos. Aqui as crianças esperam pelo Babbo Natale, como é conhecido o Papai Noel. ”, finaliza Marta, que diz se manter atualizada sobre as notícias do Centro Serra e deseja, para este novo ano, o fim da pandemia.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.