Cultura e Lazer

“Um Lugar Silencioso – Dia Um”: em meio ao caos, a vontade de viver

Um Lugar Silencioso – Dia Um está em cartaz há uma semana nos cinemas de Santa Cruz do Sul. Prelúdio da franquia, mostra a chegada dos alienígenas que caçam humanos pelo som. Sem contar com os personagens das produções anteriores, o filme apresenta novos protagonistas, incluindo um felino. Em meio à destruição provocada pelos monstros, destaca-se por focar na humanidade dos sobreviventes.

A espera pela morte

Terceiro filme da saga criada por John Krasinski (The Office), Dia Um arrisca-se ao abrir mão dos protagonistas anteriores e introduz novos rostos e um cenário diferente. A ambientação interiorana dos precedentes é substituída pelo caos urbano de Nova York. É nesse cenário que conhecemos a figura principal da história, Sam (Lupita Nyong’o, de 12 Anos de Escravidão e Pantera Negra). Diagnosticada com um câncer terminal, conforma-se com seu destino e passa os últimos dias de sua vida em uma clínica junto com seu gato Frodo.

LEIA TAMBÉM: Conheça três novas séries da Netflix aprovadas por cinéfilos e críticos profissionais

Publicidade

A aceitação de uma morte iminente é interrompida pela ameaça dos predadores que perseguem as pessoas pelo barulho. Agora, ela precisa sobreviver, em silêncio, na cidade mais barulhenta do mundo. Além do felino, Sam ganha a companhia de Eric (Joseph Quinn, o Eddie Munson de Stranger Things), um estudante de Direito apavorado.

Embora seja um filme sobre monstros, os dilemas existenciais vividos por Sam são o ponto alto da trama. Mesmo enquanto o caos toma conta, o longa-metragem mantém o foco na reação dos protagonistas aos acontecimentos, tornando-o mais dramático.

LEIA TAMBÉM: Palco dos shows nacionais da 39ª Oktoberfest terá passarela de 15 metros

Publicidade

As atuações contribuem com essa escolha criativa. Especialmente a de Lupita, que traz uma profundidade a Sam e faz com que o espectador crie empatia e torça para que sua jornada seja bem-sucedida. Já Quinn destaca-se pelo seu carisma e pela maneira convincente com que expressa o pavor e a tensão provocados pelas criaturas. Porém, a verdadeira estrela do filme é o felino Frodo, que chama a atenção em cada cena em que aparece.

Um Lugar Silencioso – Dia Um acerta ao dar prioridade aos protagonistas no lugar da ação. Ao expor suas fraquezas, fortalece ainda mais a ameaça dos antagonistas e aumenta a tensão em cada cena de confronto e perseguição.

LEIA TAMBÉM: Novidades no streaming: veja lista de lançamentos da semana

Publicidade

Onde assistir

  • Cine Santa Cruz Sala 2: 21h45 (2D, legend.), exceto dias 6 e 10.
  • Cine Max Brasil Sala 2: 21h45 (2D, dublado), exceto dias 6, 7 e 10.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.